KRKA

Maior partilha de informação entre especialistas de MGF e MFR

É preciso existir uma maior partilha de informação clínica entre a Medicina Geral e Familiar (MGF) e a Medicina Física e de Reabilitação (MFR), assegura Arquimínio Eliseu, vice-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). O responsável falou à Just News no âmbito do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), a decorrer no Hotel Cascais Miragem.

Arquimínio Eliseu, vice-presidente da APMGF, salientou a importância da partilha de informação clínica entre ambas as especialidades, o que nem sempre acontece: “Os médicos de MGF deparam-se frequentemente com doentes que apresentam artroses, inflamações articulares, tendinites, problemas relacionados com um pós-AVC, entre outros da área da MFR. E um dos problemas é ainda não existir, em todas as situações, uma partilha dos dados clínicos, para orientar os profissionais de ambas as especialidades.”

Outro aspeto salientado é a importância da partilha constante de conhecimento, “para que os médicos de MGF possam fazer um diagnóstico mais preciso e saibam mais facilmente quando se deve referenciar para um especialista em MFR”.

E continua: “Estamos perante situações clínicas crónicas, dolorosas e que põe em causa a qualidade de vida dos doentes. Regra geral o que acontece é que, ao longo da vida, serão acompanhados por ambas as especialidades, logo torna-se fundamental trocar experiências.”



O responsável da APMGF vê com bons olhos o diálogo que já existe entre a MGF e a MFR, nomeadamente em eventos e reuniões, mas pensa que se deve ir mais longe. “Deve-se aumentar a participação em grupos de trabalho que discutam as várias patologias, para se encontrar a melhor solução para os pacientes.”

Arquimínio Eliseu esteve presente, como moderador, no workshop sobre “O que a MGF deve conhecer sobre as técnicas e tecnologias que a MFR utiliza nas patologias médicas e cirúrgicas”, que teve lugar no Congresso, subordinado ao tema “Tecnologia em MFR”. A mesa deste workshop contou ainda com a moderação de Catarina Aguiar Branco, presidente da SPMFR e responsável pelo evento.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda