Curso de Endocrinologia aborda a ligação com a Medicina Geral e Familiar

O sistema de referenciação para a Endocrinologia e a ligação entre esta especialidade e a Medicina Geral e Familiar (MGF) esteve em destaque no “2015 Curso de Pós-Graduação em Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo”, que decorreu em Lisboa. Outros temas a salientar são os novos avanços na terapêutica, principalmente na diabetes, segundo Mário Rui Mascarenhas, que integra a Comissão Científica do Curso e que é diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria (CHLN).



“Os médicos de MGF têm um papel fundamental na deteção precoce de doenças do foro da Endocrinologia e este foi um dos temas inevitáveis no Curso”, referiu à Just News o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas.

A realização desta ação de formação pós-graduada já acontece há uns anos e é da responsabilidade do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria (CHLN). “Este ano, deu-se especial atenção aos novos avanços na terapêutica, principalmente na diabetes, assim como nas dislipidemias.”

O responsável salientou os mais de 400 inscritos das mais variadas especialidades, “ou o trabalho não exigisse ser feito cada vez mais em equipa multidisciplinar”. Além de endocrinologistas, a iniciativa contou também com a presença de médicos de família, internistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.



Este ano, os participantes puderam também assistir a minicursos dedicados à diabetes, como o da insulinoterapia e o de osteoporose. Entre os temas, Mário Rui Mascarenhas salientou a importância da discussão em torno da vitamina D, que é conhecida como “a nova hormona do século XXI”, os tumores endócrinos e a sexualidade.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda