Cepheid Talks

Mais de metade das unidades coordenadoras funcionais da diabetes já têm planos de ação

Só na região Norte foram realizados 400 mil inquéritos de rastreio da diabetes mellitus, na sequência da criação das unidades coordenadoras funcionais da diabetes (UCFD). Atividades como esta demonstram “equipas empenhadas e motivadas para lutar contra a doença”, segundo José Manuel Boavida, coordenador do Programa Nacional de Controlo da Diabetes, em declarações à margem do 5.º Congresso da Associação Luso Galaica de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (ALGEDM).

Mais de metade das UCFD, criadas pelo Despacho n.º 3052/2013, de 26 de fevereiro, já tem um plano de ação e as que não o têm já realizam reuniões entre si. “Os profissionais estão a fazer um ótimo trabalho, estão motivados para combater esta epidemia e é com grande satisfação que vejo os desenvolvimentos que têm ocorrido desde a publicação do despacho”, referiu José Manuel Boavida à Just News, sublinhando que “já se notam diferenças, pela positiva, em várias situações, como no tratamento do pé diabético”.

Relativamente aos 400 mil inquéritos realizados no Norte, o responsável sublinhou a importância de a ação não se dever a “qualquer campanha em curso, a um despacho, a uma norma, mas apenas à vontade de fazer um bom trabalho para o bem da população”.

O coordenador do Programa Nacional de Controlo da Diabetes salientou ainda o facto de que “até as regiões, cujo trabalho está mais atrasado, estão a ser envolvidas em reuniões locais”.

No seu entender, as UCFD são um exemplo de que, “se se transmitir confiança aos profissionais de saúde, eles sentem que têm apoio para lutar mais pela prevenção da diabetes e pelo seu controlo”. Para José Manuel Boavida, deve reconhecer-se “este trabalho de louvor, de pessoas que trabalham com várias dificuldades, como falta de médicos e de enfermeiros, utentes sem médico de família, entre outras”.

Foi em 26 de fevereiro de 2013 que foi publicado, em Diário da República, o despacho que dava início à criação das UCFD. O objetivo principal do novo modelo organizacional é melhorar as medidas de prevenção e de controlo da diabetes, através da promoção e articulação entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares.

José Manuel Boavida foi um dos participantes na 5.ª edição da Associação Luso Galaica de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, que é presidida pelo endocrinologista José Luís Medina.






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda