KRKA

Manual sobre «riscos da radiação em imagiologia pediátrica» é apresentado esta quarta-feira

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) apresenta, esta quarta-feira, o livro "Comunicar os Riscos da Radiação em Imagiologia Pediátrica". Trata-se de uma tradução para português do manual "Communicating radiations risks in paediatric imaging", editado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a ESTeSC-IPC, esta iniciativa representa "mais um compromisso cumprido" enquanto Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Proteção Contra as Radiações e Saúde.

Lançado em 2016 pela OMS, e dirigido a profissionais de saúde, o livro “Communicating radiations risks in paediatric imaging” visa “ajudar à comunicação dos riscos conhecidos ou potenciais da radiação ionizante associados aos procedimentos realizados no âmbito da imagiologia pediátrica e servir de apoio ao diálogo risco-benefício durante o processo de prestação de cuidados a doentes pediátricos”.

Desta forma, ao traduzir este manual para português, a ESTeSC pretende "facilitar o acesso à informação por parte dos profissionais nacionais".  A revisão e coordenação da obra esteve a cargo dos docentes Graciano Paulo e Joana Santos, enquanto diretores dos Centro Colaborador da OMS da ESTeSC. A edição digital do documento ficará disponível (com acesso livre) nas páginas online da OMS e das várias sociedades científicas e profissionais nacionais da área da saúde.

O programa da cerimónia de apresentação do livro pode ser consultado aqui.



A versão original pode ser consultada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda