KRKA

Manuel Carvalho Rodrigues toma posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

No próximo sábado realiza-se a sessão de tomada de posse dos novos Corpos Sociais da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) para 2017-2019. Manuel Carvalho Rodrigues, cardiologista do Centro Hospitalar da Cova da Beira e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, será o novo presidente da SPH. 

Em declarações à Just News, afirma que, depois dos dois últimos mandatos - da responsabilidade de Fernando Pinto e de José Mesquita Bastos -, que reforçaram a luta contra o sal, pretende dedicar os próximos dois anos à adesão ao tratamento dos fatores de risco cardiovasculares, um dos quais a hipertensão.

Simpósio "da maior importância" marca início de mandato

Carvalho Rodrigues refere estar empenhado em dar maior projeção à Sociedade, a nível nacional e internacional, "com novos projetos e parceiros". E, tendo em conta a meta a que se propõe, adianta que se vai realizar, no início de abril, um importante simpósio satélite que decorre no âmbito do Congresso Europeu de Hipertensão de Milão de 2017. 



“Trata-se de um evento da maior importância, não só por ser a primeira vez que é atribuído a Portugal e à SPH esta magnífica oportunidade da realização de um simpósio satélite de um congresso europeu, como pela projeção nacional e internacional do mesmo”, afirma.

Por outro lado, indica que estão já acertadas, e com temas definidos, duas outras ações (uma europeia e outra transcontinental) que serão divulgadas “a seu tempo”. 

Estão também definidas, desde já, outro género de atividades que merecerão particular atenção da nova Direção da SPH. É o caso do Dia Mundial da Hipertensão, assinalado em maio, e que este ano será comemorado na Covilhã, com iniciativas que visam suscitar um maior impacto, envolvendo a população. 



Identificar parceiros e desenvolver projetos

Manuel de Carvalho Rodrigues subinha à Just News que uma das prioridades para o seu mandato como presidente passará pela identificação “bem precisa” de quem serão os parceiros alvo com os quais a nova Direção deseja "não só aprofundar e estreitar laços, como desenvolver parcerias e projetos comuns". 

Na procura da "excelência de resultados"

O cardiologista assegura que este novo mandato pretende ser "um virar de página da ação da SPH, com uma aposta em novos temas e outras dinâmicas, mas perseguindo, sempre, a excelência de resultados e tendo como base as experiências anteriormente conseguidas, levando o nome da SPH além-fronteiras". E recorda qual o seu lema de vida: "quem não tem memória não tem futuro".




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda