Cepheid Talks

Manuel Teixeira Veríssimo defende a criação de competência em diabetes

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Manuel Teixeira Veríssimo, afirmou, na cerimónia de abertura da 10.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM), que deveria ser criada a competência médica em diabetes pela Ordem dos Médicos, à qual os internistas que tivessem currículo pudessem aceder.

O presidente da SPMI sublinhou a vitalidade do NEDM e disse ter a expetativa de que este possa continuar a crescer ainda mais e a apostar na formação. Aproveitou ainda o momento para desafiar o grupo a investir mais em investigação.

“Em Portugal, na área clínica, e em particular na Medicina Interna, não investigamos muito”, disse. Neste sentido, aquele responsável adiantou que a SPMI criou um grupo dedicado à área da investigação que “servirá para apoiar as pessoas que, no terreno, quiserem desenvolver projetos de investigação”. Além disso, terá uma empresa profissional a apoiar.



Álvaro Coelho, coordenador do NEDM, frisou o facto de o Núcleo estar inserido numa “Sociedade extraordinária”. Na sua opinião, “juntamente com a medicina de proximidade, os internistas são a centralidade e o caminho para o combate à diabetes”.



A cerimónia de abertura contou também com as presenças de Edite Nascimento, coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes do CH Tondela-Viseu e membro da Comissão Organizadora da Reunião; António Monteiro, diretor do Serviço de Medicina Interna do CH Tondela-Viseu; Pedro Henriques, antigo diretor do Serviço de MI do CH Tondela-Viseu e presidente de honra da Reunião; e Ermida Rebelo, presidente do Conselho de Administração do CH Tondela-Viseu.





Podem ser consultadas mais fotos da reunião aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda