Cepheid Talks

Médicos de família adquirem «competências básicas de pequena cirurgia» em Coimbra

O Serviço de Cirurgia A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deu início à 1.ª edição do Curso de Pequena Cirurgia para os Cuidados de Saúde Primários. O primeiro dia da formação teve lugar no Centro de Simulação Biomédica dos CHUC, enquanto o segundo decorreu na Unidade de Cirurgia Ambulatória (UCA), situada no Hospital Geral (Covões).

Em declarações à Just News, Manuel Rosete, membro da Comissão Organizadora, lembra que a iniciativa, que decorreu no final do ano passado, resultou da colaboração do Serviço de Cirurgia A do CHUC com núcleos de Internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) da região Centro, tendo sido já anunciada uma nova edição.


Alguns dos formandos e formadores da ação de formação

“A ideia começou a ganhar mais força quando a apresentámos dentro do Serviço aos especialistas mais direcionados para pequena cirurgia e para a cirurgia de ambulatório. Contámos, igualmente, com o apoio do coordenador do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Centro”, menciona o interno de Cirurgia Geral do Serviço de Cirurgia A dos CHUC.

Segundo o médico, que foi também um dos formadores, o curso foi fundamentalmente prático, destinando-se sobretudo a internos de MGF, tendo como principal objetivo “habilitar com competências básicas de pequena cirurgia”. Nele participaram 16 formandos.



Na manhã do primeiro dia, teve lugar uma sessão teórica, onde foram abordados vários assuntos, entre os quais “técnica de assepsia”, “anestésicos locais”, “avaliação dos tipos de ferida em contexto de urgência”, “cuidados de penso”, “antibioterapia” e “cicatrização”. Durante a tarde, decorreu uma sessão prática, com recurso a modelos de bancada.

No segundo dia, em ambiente de bloco operatório, os formandos tiveram oportunidade de realizar algumas pequenas cirurgias com os formadores, como, por exemplo, excisão de quistossebáceos e lipomas, entre outras lesões que surgiram.



“Os formandos rodaram várias vezes pelas duas salas onde estavam a decorrer as cirurgias e tiveram oportunidade de contactar com diversos tipos de lesões e ajudar os formadores na realizaçã o de pequenas cirurgias”, menciona.

A cirurgiã Maria Gorete Jorge, do Serviço de Cirurgia A, apoiou a iniciativa desde logo: “Quando me apresentaram a ideia eu achei-a muito interessante, porque os colegas da MGF, depois do Internato, não ficam com as competências básicas de pequena cirurgia."

Na sua opinião, "a maioria das pequenas cirurgias (pequenas lesões da pele, por exemplo) são referenciadas para os serviços cirúrgicos, acabando por entupir as consultas e os blocos operatórios periféricos que podiam ser utilizados por nós para atos cirúrgicos com maior complexidade.”


André Amaro (formador) com elementos da Comissão Organizadora: Maria Gorete Jorge, Rodrigo Nemésio e Manuel Rosete 

Em declarações à Just News, a propósito desta iniciativa, Francisco Maio Matos, coordenador da Unidade de Cirurgia Ambulatória do CHUC e do Centro de Simulação Biomédica do CHUC, defende que “é necessário dotar os CSP de competências básicas relacionadas com procedimentos que não têm necessariamente de ir para o hospital”.

O responsável aponta três grandes vantagens: “Ter um cuidado de qualidade numa estrutura de proximidade; reduzir o afluxo de doentes que não têm um grau de diferenciação que justifique a ida ao hospital; reforçar a ligação dos CSP às unidades hospitalares”.


Francisco Maio Matos

Quanto à próxima edição do Curso de "Pequena Cirurgia para os Cuidados de Saúde Primários", Manuel Rosete afirma que terá um número de participantes um pouco mais reduzido: “É um curso que pretende ser o mais prático possível. Por isso, quanto mais tempo os formandos passarem no bloco operatório melhor”.

O médico adianta ainda que está previsto realizar-se depois do Verão, sendo o objetivo o mesmo: "Formar e motivar os jovens médicos de família, facilitando a criação de pólos de Pequena Cirurgia que possam servir em proximidade as populações de cada Centro de Saúde sem compromisso da qualidade dos serviços de saúde prestados".



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda