KRKA

Médicos de família discutem «rotina atípica» em Paços de Ferreira

"Todos os dias temos diferentes tipos de consultas, diferentes tipos de utentes, diversos motivos de procura de ajuda, diversa patologia e raciocínio clínico." É desta forma que a presidente das 1.as Jornadas da USF Freamunde, Maria João Martins, começa por explicar o motivo da escolha do lema do evento - "Um dia Atípico do Médico de Família".

De acordo com a médica interna, "todo este contexto exige uma versatilidade de pensamento clínico exigente, ainda mais dificultado pelos tempos de consulta estabelecidos". Por outro lado, recorda o que mais define os cuidados primários de saúde: "Somos frequentemente o primeiro contacto dos doentes, o que nos coloca num papel privilegiado e exigente na sua orientação e seguimento."



O desafio de uma "rotina atípica"

Agendadas para dias 19 e 20 de novembro, estas jornadas realizam-se na Câmara Municipal de Paços de Ferreira e pretendem "espelhar o desafio do dia-a-dia de um médico de família na sua atividade clínica e assistencial, na sua rotina atípica e exigente do ponto de vista académico".

Através da partilha de conhecimentos entre profissionais de saúde, as jornadas visam "melhorar e atualizar a atuação clínica nas diversas áreas do nosso dia-a-dia (A)típico", refere Maria João Martins. Por outro lado, é também objetivo promover "o convívio entre diferentes profissionais e estreitar a comunicação entre os diferentes tipos de cuidados, contando com a colaboração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa nestas jornadas".

A médica de família faz ainda questão de sublinhar: "Somos os médicos que veem pessoas crescer e famílias multiplicarem-se, que lidamos com as emoções positivas e negativas, abordando a pessoa no seu todo, nunca esquecendo a sua orientação clínica."

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Telf.: 255 880 500
Email: jornadas@usffreamunde.com 



De periodicidade mensal, o Jornal Médico dos Cuidados de Saúde Primários é distribuído em todas as unidades de saúde familiar do país, bem como num conjunto relevante de instituições de saúde e outras unidades. Com um conteúdo extremamente rico, é uma ferramenta única na partilha de iniciativas e de boas práticas nos cuidados primários.
Acompanhe também via linkedin e instagram.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda