KRKA

Médicas da USF Ramada utilizam instagram para promover a literacia em saúde dos utentes

“Já Agora… Dra.” é o nome da página de instagram lançada no início deste mês por duas médicas da USF Ramada para aumentar a literacia em saúde da população. “Em MGF, diariamente, lidamos com questões e dúvidas de utentes sobre os mais variados assuntos. Esta página surgiu para dar respostas”, afirma Rute Neves Marques, especialista da Unidade.

Construir conteúdo com um vocabulário acessível a todos era uma premissa para Rute Neves Marques e para a sua interna de 1.º ano, Constança Lourenço Monteiro, que retiram ideias de temáticas justamente da vivência da consulta.

“Vamos registando os temas, posteriormente estudamo-los e sintetizamos a informação. A parte final respeita à criação das imagens para as publicações, de forma a torná-las apelativas e esclarecedoras”, explica a interna.



As duas concordaram que o lema da página deveria ser “Um médico de família para todos”, pois pretendem chegar aqueles que têm e aos que não têm médico de família. “Em Portugal, existem muitos utentes sem médico de família. Como a maioria das pessoas, atualmente, tem acesso à internet e ao instagram, pensámos que esta era uma boa forma de chegar a todos, exatamente como se de um médico de família para todos se tratasse”, evidencia Rute Neves Marques.

A especialista em MGF adianta que pretendem continuar a abordar diversos temas relacionados com a população que um médico de família regularmente segue, “desde grávidas, bebés, crianças, jovens, adultos, até idosos”. Acrescenta que, “por vezes, serão abordadas temáticas relacionadas com datas relevantes em saúde, ou com o arranque do ano letivo escolar, por exemplo. Serão também feitas sugestões de leitura”.


Constança Lourenço Monteiro e Rute Neves Marques

Constança Lourenço Monteiro observa ainda que “existem infinitos temas que podem ser abordados em consulta. Ao responder às dúvidas colocadas através do instagram, o leque de tópicos fica ainda mais alargado”.

Quanto ao futuro, Rute Neves Marques avança: “No fundo, pretendemos manter a nossa página inovadora, de forma a surpreender sempre os nossos seguidores. Consideramos que se trata de uma forma de divulgação de assuntos em saúde que tem grande potencial de crescimento e que certamente dará que falar nos próximos tempos.”



A página "Já Agora... Dr.ª" pode ser acompanhada aqui.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda