Cepheid Talks

Medicina Geral e Familiar de Braga com «porta aberta» para a Otorrinolaringologia

É já no próximo sábado, 19 de novembro, que o Núcleo de Internos do ACES Cávado I – Braga (NIBraga) realiza mais uma sessão de "Porta Aberta", que vai contar com a intervenção de otorrinolaringologistas do Hospital de Braga.

Lançado há dois anos, o projeto é dirigido essencialmente a especialistas e médicos internos de Medicina Geral e Familiar e visa proporcionar "uma atualização médica contínua e um reforço da comunicação e ligação entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares".

Cada reunião é de inscrição gratuita, sendo dedicada a uma especialidade médica, tendo-se já realizado sessões dedicadas à Cardiologia, Oncologia, Ginecologia e Medicina Física e de Reabilitação, contando sempre com a intervenção de médicos de cada área.

Em declarações à Just News, Inês Dias, presidente do NIBraga, explica que "todas as sessões têm sido realizadas com serviços do Hospital de Braga, até porque são serviços que nós, como internos, conhecemos e que sabemos prestarem  cuidados de excelência".


Inês Dias, presidente do NIBraga

Interesse crescente: dos cuidados primários aos hospitalares

Ao fim de dois anos, Inês Dias afirma que o projeto "superou as expectativas iniciais" e explica porquê: "Não só o NIBraga foi capaz de se manter consistente na sua organização, como também no aumento exponencial no número de inscritos e de participantes. O feedback tem sido positivo." 

O empenho dos vários médicos internos que têm integrado a equipa do NIBraga ao longo destes dois anos teve ainda um outro efeito.

Se, de início, foram sendo feitos convites para a participação de médicos do Hospital de Braga, "que foram sempre muito bem aceites", o facto é que o "interesse crescente" e a proativade para que estas sessões se realizem estende-se já aos próprios profissionais dos serviços hospitalares, reconhecendo o mérito da ação e o seu contributo para a integração de cuidados, conforme explica:

"Vários serviços do Hospital têm mostrado interesse em participar nestas sessões e, muitas vezes, estas são realizadas não por convite do NIBraga, mas por interesse mútuo dos serviços em questão. Sem dúvida que a necessidade de articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares tem contribuido muito para esta dinâmica."

E acrescenta: "É com prazer que vemos o ´Porta Aberta` não só como um meio de formação científica, mas também como de discussão e integração de cuidados para os utentes."



"Um canal de comunicação"

A par dos temas científicos abordados nas sessões, Inês Dias salienta que o NIBraga procura precisamente, desde o primeiro dia, passar aos participantes destas ações a importância de uma cultura de "portas abertas" que facilite, nomeadamente, uma melhor referenciação.

"Tentamos não ser apenas um ponto de contacto entre os internos de Medicina Geral e Familiar de Braga, como também um canal de comunicação com os serviços hospitalares e, eventualmente, com a comunidade e os nossos utentes", refere. E, nesse sentido, refere que a "dinamização de formações científicas como o ´Porta Aberta` são em prol não apenas dos internos, mas fundamentalmente de todos nós. E outras que aí virão".

Projeto transversal


E se dúvidas houvesse quanto à utilidade e impacto destas "portas abertas" da MGF, o facto dos participantes serem "cada vez mais de todas as regiões do país", com predomínio pela zona Norte, evidencia a relevância do projeto.  


Coordenação do NIBraga: Inês Dias (ao centro) com Mónica Silva (secretária-geral) e Joana Alegria (vice-presidente). Ausente na foto: Joana Luís (vogal)

E é com satisfação e alegria, a mesma que caracteriza toda a equipa do NIBraga, que Inês Dias acrescenta: "Notámos também um aumento de inscrições por parte dos especialistas, o que só comprova que estas sessões são uma crescente fonte de atualização e conhecimento científico."

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada aqui.
Para mais informações: nucleo.interno.braga@gmail.com 



Jornal Médico dos cuidados de saúde primários - jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda