Medicina Cardiovascular: otimização de «técnicas simples e complementares à história clínica»

A quarta edição do Workshop on Cardiovascular Medicine 2020 mudou de data e vai acontecer no próximo dia 31 de outubro, em modelo misto. O cardiologista Fernando Pinto, um dos responsáveis do evento, realça à Just News  “a mais-valia desta iniciativa por se focar nas técnicas mais simples e acessíveis de diagnóstico”.

O anterior diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), Fernando Pinto, destaca “as componentes prática e interativa” do workshop que reúne todos os anos internos e especialistas de diferentes áreas da saúde, nomeadamente, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar.

ECG e auscultação cardíaca

Um dos temas habituais é o eletrocardiograma (ECG). Para o médico, “o ECG é uma técnica de diagnóstico simples, mas que não pode ser esquecida por ser um auxiliar fundamental da decisão clínica”. Quer este exame quer a auscultação cardíaca são “complementares à história clínica, evitando inclusive o recurso a novas tecnologias, mais dispendiosas e menos acessíveis à maioria da população”

No caso de estas últimas serem mesmo assim necessárias, o ECG e a auscultação cardíaca vão permitir “ao médico disponibilizar informação aos técnicos, que farão um exame menos global e mais focado nas queixas do doente”.


Fernando Pinto e Luís Martins

"A presença online não irá por em causa a interação entre todos"

O evento que, em ano de pandemia, foi condensado num único dia vai decorrer online, mas também haverá a possibilidade de se marcar presença no Auditório do Hospital-Escola Fernando Pessoa, em Gondomar, dirigido por Luís Martins, também ele responsável pelo workshop.

“A maioria marcará presença online, mas isso não irá por em causa a interação entre todos, o que é essencial numa formação como esta”, sublinha o especialista. 

O responsável justifica a realização do evento, mesmo em tempo de pandemia, pelos “vários pedidos de colegas, que acham por bem atualizarem os seus conhecimentos em Medicina Cardiovascular”.

Além do ECG e da auscultação também se irá abordar a Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (MAPA) e os principais fatores de risco da doença cardiovascular. “É muito importante diagnosticar e tratar precocemente a diabetes mellitus, a dislipidemia e a hipertensão, que levam à doença cardiovascular.”

O workshop conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa e do Hospital-Escola Fernando Pessoa.



O site do workshop pode ser consultado aqui.



Imprimir