KRKA

Medicina da Reprodução: «A ciência não se esgota numa língua»

“Numa sociedade em que se valoriza cada vez mais a língua inglesa, insistimos em cultivar a diversidade e a riqueza do nosso património linguístico e cultural. A ciência não se esgota numa língua, apesar de se reconhecer a vantagem de uma comunicação universal”, afirmou Teresa Almeida Santos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), na sessão de abertura das Jornadas SOLAMER e XXXII Jornadas Internacionais de Estudos da Reprodução.

De acordo com a presidente da SPMR, o espírito destas Jornadas é um pouco diferente do das edições anteriores, sendo a primeira vez que a SPMR acolhe as Sociedades Latinas de Medicina da Reprodução (SOLAMER), que periodicamente organizam eventos científicos "em que todos se entendem porque... cada um fala a sua língua de origem latina", explica Teresa Almeida Santos. O desafio de acolher as Jornadas SOLAMER foi lançado em conjunto com Philippe Velez de la Calle, presidente da Sociedade Francesa de Medicina da Reprodução.



Segundo a especialista em Medicina da Reprodução (MR), o projeto que agora se concretiza não foi “simples” nem “linear”. “Muitos foram os obstáculos que tivemos de superar, mas valeu a pena pelo contributo científico, pela troca de experiências e pelo espírito latino, que é salutar”, disse.

“É o momento de agradecer a todos os que vieram dos seus países sem contrapartidas de índole financeira, enfrentando greves e um espírito de amizade e solidariedade a que procuraremos corresponder”, acrescentou.

Conforme referiu, no planeamento destas Jornadas foram especialmente tidos em conta os objetivos estatutariamente definidos para a SPMR, como é o caso da promoção do intercâmbio de experiências e conhecimentos científicos entre os seus membros e organismos congéneres nacionais ou estrangeiros que se dediquem aos problemas de saúde da MR.

A fomentação do desenvolvimento de especializações e a criação de grupos de interesse no âmbito da MR, tendo em conta o desenvolvimento da profissão a nível nacional e internacional, é outro dos objetivos que a Sociedade tem prosseguido, sendo que, neste âmbito, foi hoje oficializado o nascimento da Secção de Psicologia da SPMR.

Contribuir para a definição da política de saúde, garantindo os padrões de qualidade e competência consentâneos com as exigências da ciência médica e da especialização em MR, através da elaboração de estudos e da formulação de propostas, constitui outra das finalidades da SPMR. Neste contexto, foram apresentados os resultados de um estudo designado “Conhecimento, perceções e atitudes em relação à reprodução assistida da população portuguesa em idade reprodutiva”, num simpósio patrocinado pela Merck Serono.



Podem ser consultadas mais fotos do evento aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda