KRKA

Medicina da Reprodução: novo presidente quer aproximar a SPMR da sociedade civil

A aproximação da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR) à sociedade civil constitui um dos objetivos de Pedro Xavier. O novo presidente da SPMR, que sucede a Teresa Almeida Santos, foi eleito na Assembleia-Geral da Sociedade, que teve lugar nas últimas Jornadas Internacionais de Medicina da Reprodução.



A atuação da SPMR a este nível começou com o lançamento de uma petição pública dirigida à Assembleia da República, que surge após o “chumbo” do Tribunal Constitucional a algumas normas da lei da Procriação Medicamente Assistida (PMA). O objetivo é levar o Parlamento a debater a decisão de pôr fim ao anonimato dos dadores, bem como propor um novo quadro legislativo que permita enquadrar a gestação de substituição nos novos requisitos legais.

“Se, por um lado, o avanço científico na área da Medicina da Reprodução permite aplicações cada vez mais amplas, por outro lado é importante ter em conta a sensibilidade da sociedade civil e, em última instância, a sensibilidade do próprio legislador, para que se mantenha a necessária abertura aos tratamentos de PMA”, refere o presidente da SPMR, que é assistente hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar de São João.

“Em sociedades mais conservadoras, a PMA é vista com um olhar um pouco desconfiado. Não queremos que isso aconteça no nosso país e, por esse facto, sentimos que há uma forte necessidade de explicar às pessoas que o recurso à PMA é uma forma clinicamente legítima e muitas vezes única de ajudar a concretizar o sonho de se ter um filho”, acrescenta.



Pedro Xavier pretende, ainda, manter a tradição da SPMR na divulgação do conhecimento científico, através da promoção da investigação nesta área, da realização de congressos e reuniões científicas, e da participação em múltiplas atividades para as quais a SPMR é permanentemente convidada a colaborar.

É ainda objetivo envolver o maior número possível de sócios da SPMR "na intervenção mais ativa junto das escolas e universidades", através da realização de colóquios que permitam alargar o conhecimento dos jovens relativamente às questões da saúde reprodutiva. A título de exemplo, o responsável faz referência à campanha “Cuida da tua fertilidade”, lançada pela anterior Direção. “O seu mérito é inquestionável mas necessita de ter maior visibilidade” acrescenta o novo presidente da SPMR.

Pedro Xavier nasceu a 2 de agosto de 1966, em Guimarães. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1992, concluiu a especialização em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de São João em 2001, com 19,8 valores. Em 2005, também na FMUP, doutorou-se em Medicina na área da Endometriose e, em 2011, obteve o título de subespecialista em Medicina da Reprodução.

Além da atividade que mantém como assistente hospitalar na Unidade de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar de São João, exerce a sua atividade na PortoClínica, da qual é sócio e faz parte da equipa do Centro de Genética da Reprodução Professor Alberto Barros.

Desde fevereiro de 2018 é membro do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, entidade que regula a prática da PMA em Portugal.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda