Cepheid Talks

Medicina Desportiva na Madeira empenhada na promoção da saúde das crianças

A promoção de atividade física e prevenção de lesões desportivas em idade escolar, bem como a prevenção da obesidade infantil são temas que vão ser debatidos no 2.º Simpósio de Medicina Desportiva de Machico. O evento, que decorrerá no Fórum Machico, na Madeira, vai inclusive permitir a apresentação de dois projetos desenvolvidos em contexto escolar.

A par desta atenção especial que será dada no simpósio à saúde das crianças, também outros temas menos habituais vão ser desenvolvidos. É o caso de "Medicina Dentária vs. sucesso desportivo", uma palestra que será proferida por João Bosco C. Castro, médico dentista.

Com a intervenção de profissionais das áreas da Nutrição, educação para a Saúde, Fisioterapia, Ortopedia, Medicina Geral e Familiar, serão também abordadas outras temáticas, nomeadamente, "Treino de estabilidade na prevenção de lesões: instrumento de avaliação Plux" ou "Roturas musculares dos Hamstring: A peça do puzzle que falta saber".

A intervenção de José Carlos Noronha, médico da Seleção Nacional de Futebol, irá incidir também nos mais jovens. O especialista vai desenvolver o tema: "Rotura do ligamento cruzado na criança e adolescente".

Quanto à conferência de abertura do evento, que é organizado pela Câmara Municipal de Machico, em parceria com o Centro Terapêutico de Machico, está a cargo de José Neto. O professor universitário vai falar sobre "A importância do exercício e da atividade física na promoção da saúde".



Além de profissionais de saúde, a Comissão Organizadora sublinha que o evento é dirigido também a um vasto conjunto de pessoas com interesse nos temas que vão ser abordados. É o caso dos profissionais de Educação Física, atletas, dirigentes desportivos, treinadores, prepradores físicos e docentes, bem como estudantes da área da saúde e desporto.

O evento tem ainda uma vertente solidária, já que o valor reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário "Aconchego" de Machico.
A inscrição (5€) pode ser efetuada online.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda