Medicina do Sono: tomou posse a primeira Direção do Colégio da Competência da OM

A certificação de laboratórios de estudos do sono e dos centros de Medicina do Sono são dois dos pilares do Colégio da Competência em Medicina do Sono da Ordem dos Médicos (OM). Os membros da Direção tomaram agora posse, tendo o seu presidente, Francisco Moutinho, garantido que se trata de “um passo fundamental para alertar a comunidade médica e a sociedade para a importância do sono na prevenção de doença”.

A Medicina do Sono (MS) foi reconhecida como competência há cerca de 4 anos, tendo sido formada uma Comissão Instaladora. Com esta primeira Direção do Colégio, os principais objetivos vão ser a elaboração de documentos normativos que permitam a certificação de laboratórios de estudo do sono e de centros de Medicina do Sono com base em guidelines europeias.



“Portugal tem acompanhado a tendência da Europa em se dar mais atenção a estas patologias, mas, de facto, a existência de um Colégio da Competência é um passo muito importante para a dinamização desta área médica”, afirmou Francisco Moutinho, em declarações à Just News.

O responsável mostra-se confiante de que, no futuro, a MS será reconhecida como especialidade. Para se alcançar esse objetivo é preciso, primeiramente, terminar o processo transitório de admissão na competência. “Há muitos médicos que adquiriram experiência em MS, mas que não preenchem os critérios curriculares para admissão por consenso”, referiu.

O Colégio vai, assim, desencadear um outro processo transitório de admissão para os profissionais que comprovem possuir, no mínimo, “os critérios temporais e qualitativos expressos nas normas, para que se submetam a exame nos moldes do que é realizado pela European Sleep Research Society para a atribuição do título europeu de sonologista”.

Cristina Bárbara, Jorge Penedo, Marta Gonçalves, Francisco Moutinho, Teresa Paiva, Miguel Guimarães, Ana Ferreira Castro e Helena Estêvão.

Além de Francisco Moutinho (pneumologista), a Direção do Colégio da Competência em MS integra Cristina Bárbara (pneumologista), Marta Gonçalves (psiquiatra), Teresa Paiva (neurologista) e Helena Estêvão (pediatra).


Ana Ferreira Castro, Miguel Guimarães e Jorge Penedo.

Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, o bastonário Miguel Guimarães esteve acompanhado por Ana Ferreira Castro, membro do Plenário do Conselho Nacional da OM, e Jorge Penedo, vice-presidente do Conselho Regional do Sul.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã