Medicina e Cirurgia Fetal: CHULC inaugura Centro de Responsabilidade Integrado e Espaço snoezelen

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) inaugura, na Maternidade Alfredo da Costa, o Centro de Responsabilidade Integrado de Medicina e Cirurgia Fetal (CRI-MCF) e o Espaço snoezelen.

Esta nova valência será dirigida pelo médico Álvaro Cohen e conta com dois vogais executivos, uma enfermeira e uma administradora hospitalar.

Adianta ainda o CHULC que a equipa do CRI-MCF é composta por: 12 médicos obstetras, estando previsto o seu alargamento para 14; uma cardiologista pediátrica, uma geneticista e colaboração, a tempo parcial, de nefrologista, neurologista, gastrenterologista e especialistas em Anatomia Patológica-Fetopatologia e Imunohemoterapia; uma assistente social e uma psicóloga.

Quanto à equipa de enfermagem, é constituída por 5 enfermeiros, estando previsto o seu alargamento para 7. A equipa de assistentes operacionais é constituída por 4 profissionais e está previsto o seu alargamento para 7. A equipa de assistentes técnicos é constituída por 4 profissionais.
 

Álvaro Cohen

"O primeiro em todo o país"

O principal objetivo desta estrutura é "conseguir que o maior número possível de grávidas seja referenciado para o CRI-MCF logo no primeiro trimestre para realização do Protocolo I, que envolve uma avaliação estruturada (história clínica; parâmetros vitais; análises para rastreio bioquímico e ecografia detalhada)".

Desta forma, esclarece ainda o centro hospitalar, que é possível realizar "uma seleção muito precoce das grávidas que têm efetivamente um risco aumentado de patologia materna e fetal".

A este grupo será garantida a vigilância da gravidez em contexto hospitalar, "quer as utentes pertençam, ou não, à área de influência do CHULC, prestando-lhes os cuidados ultradiferenciados que a sua condição clínica exige".

Um dos objetivos estratégicos é a promoção de uma cultura da investigação clínica. O atual Centro de Diagnóstico Pré-natal está já integrado em projetos que, "com a criação do CRI, continuarão a desenvolver-se".

Já existem parcerias estabelecidas com centros de referência mundial, na área de diagnóstico pré-natal, como, por exemplo, com o King’s College Hospital, de Londres. A expectativa é que, no futuro, "o CRI-MCF venha a ser reconhecido como centro de referência nacional e europeu".


Espaço snoezelen

O Espaço snoezelen – integração sensorial, que será igualmente inaugurado na MAC no Dia Mundial da Criança, resulta de um projeto que foi submetido ao Orçamento Participativo do CHULC, no âmbito da iniciativa “Inovar+”. Foi aprovado em maio de 2021.

O Espaço snoezelen, que funciona junto à Sala de Partos, foi desenvolvido tendo em conta os princípios da integração neurossensorial e envolve a utilização de cromoterapia, aromoterapia, musicoterapia, hidroterapia, técnicas de relaxamento e meditação, exercícios de mobilização da grávida e a utilização de kit de parto vertical.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda