KRKA

Tratar doentes com AVC durante a pandemia: Medicina Interna do CHTS vence prémio

"Pretendemos transmitir confiança aos doentes e familiares, bem como aproximarmo-nos ainda mais de ambos, num momento em que as visitas aos hospitais não eram permitidas”,  afirma Mari Mesquita. A diretora do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) explica, desta forma, o que motivou a investigação realizada ao longo dos meses de junho, julho e agosto.

Intitulado “Perspetiva dos doentes e dos familiares internados por AVC, em relação ao risco de infeção por SARS-CoV-2”, o trabalho foi submetido ao 21.º Congresso do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), tendo vencido o prémio da categoria “AVC e Investigação Básica”.

De acordo com Mari Mesquita, apesar do foco na pandemia, foi decidido realizar este estudo, com o propósito de "obter a perspetiva dos doentes e familiares em relação ao receio de infeção por SARS-CoV-2 no internamento e ao medo de a pandemia influenciar o tratamento das doenças não covid-19, neste caso, do AVC”.


Mari Mesquita

Embora não quantificado, este estudo identificou que “os doentes e familiares reconheceram que existiu um efetivo atraso no acesso aos cuidados médicos no contexto de AVC agudo, o que tem impacto no tratamento e no prognóstico”, explica Mari Mesquita.

“Verificámos que os doentes do sexo masculino e com mais idade apresentaram um maior receio de infeção, receio este que foi aumentando ao longo dos meses de verão, ao contrário do que vinha sendo afirmado relativamente à população em geral”, destaca.


Vítor Fagundes, coordenador da Unidade de AVC, e Carolina Seabra, primeira autora do trabalho

A internista salienta que “num ano tão difícil, em que a pandemia atingiu particularmente a nossa área de influência e o nosso Serviço esteve tão sobrecarregado a tratar doentes covid-19, tivemos a capacidade de perspetivar além da pandemia, além de termos conseguido manter a excelência assistencial aos doentes não covid-19”.

A entrega do prémio decorreu no final de novembro, numa sessão inserida no programa do Congresso do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral, coordenado por Luísa Fonseca, responsável pela Unidade de AVC do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário São João.


Elementos da Unidade de AVC

O prémio, atribuído a Carolina Seabra, contempla um estágio de três meses num centro de referência europeu.

Vale a pena recordar que, já em 2019, no decorrer do 20.º Congresso deste núcleo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, foi atribuído à Unidade de AVC do CHTS o prémio “AVC e Investigação Clínica”, pela distinção do trabalho “Trombectomia Mecânica e Independência Funcional: comparação dos ensaios clínicos com o mundo real – Análise de 3 anos”.



Hospital Público - distribuído (versão impressa) nos serviços e departamentos de todas as unidades hospitalares do SNS e distribuído em formato digital.
Porque as boas práticas merecem uma ampla partillha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda