KRKA

Medicina Interna e sexualidade em debate no 10.º ENIMI

Depois de ter acolhido o 1.º Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna (ENIMI), organizado pelo Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI), a cidade da Figueira da Foz será este ano o palco da 10.ª edição do evento, que se realiza de 18 a 20 de junho de 2015.

A presidente do encontro, Rosa Ferreira, adianta que, este ano, se optou por manter alguns dos aspetos dos encontros anteriores e por inovar, introduzindo um tema condutor ao longo do congresso: “Medicina Interna e sexualidade – abordagem integrada do doente”.

“Os temas em debate irão ao encontro das necessidades do internista nesta área, entre os quais devo realçar a abordagem da disfunção sexual como marcador de risco cardiovascular, a iatrogenia medicamentosa na sexualidade e as infeções sexualmente transmissíveis”, indica.

A responsável destaca, também, que será feita uma pequena introdução à sexologia clínica e sua importância na prática clínica, bem como à comunicação clínica nesta área, temas que serão desenvolvidos por especialistas “de renome na Sexologia em Portugal”.

Rosa Ferreira refere que, como tem acontecido nos anos anteriores, os dois primeiros dias serão dedicados aos cursos, sendo prometidas “surpresas” em 2015. “Além do curso de FADE e SAV, teremos o de speed statistics, que consiste num curso de noções básicas em estatística orientado para médicos”, adianta, acrescentando que o jantar do congresso será temático (tema mistério por agora) e decorrerá na noite de 19 de junho.

Ao longo do dia 20, as apresentações do encontro serão subordinadas ao tema da sexualidade clínica e a sua abordagem no doente pelo internista. Além disso, foi ainda mantido um espaço para os internos “brilharem”, com o ginásio clínico e as apresentações de posters.

Os melhores posters em investigação clínica e em casos clínicos serão galardoados com o Prémio William Osler.

Atendendo à temática e à falta de formação dos internos de Medicina na área, Rosa Ferreira considera que serão muitos os pontos altos da reunião, quer pelos temas abordados, quer pela forma como essa abordagem será feita, primando sempre pela sua aplicabilidade na prática clínica. “Será uma mais-valia para todos os que participarem no evento”, afirma.

Até agora, o encontro tem contado com cerca de 100-150 participantes, um número que Rosa Ferreira espera que seja superado este ano. “Sendo o ENIMI realizado por internos para todos os internos de MI do país, gostaria que viesse o máximo de colegas possível”, menciona.



Para mais informações: Núcleo de Internos de Medicina Interna

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda