Medicina Interna: treinar eventos críticos em ambiente de simulação

O Serviço de Medicina Interna A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai organizar, em colaboração com o Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), um Curso de Eventos Críticos em Medicina, que se realiza dia 6 de maio.

A ação de formação tem, como principal objetivo, a "aquisição e atualização de conhecimentos no âmbito da gestão de eventos críticos", sendo dirigido a internos da formação específica em Medicina Interna e especialistas de Medicina Interna.

O programa está organizado em dois temas centrais. Por um lado, serão tratados aspectos relacionados com as competências não-técnicas, como o trabalho de equipa, comunicação e liderança. A outra vertente do programa está precisamente focada nos eventos críticos – "cenários clínicos de alta-fidelidade, em ambiente hospitalar típico dos settings usuais (sala de urgência/emergência/enfermaria)".

De acordo com a comissão organizadora, "o treino em ambiente de simulação é seguro e assume-se como um novo patamar na formação médica". O curso incidirá sobre a "atividade clínica de equipas de saúde no âmbito de gestão de eventos críticos e aspetos de segurança do doente. Os simuladores que serão utilizados respondem em termos fisiológicos e em tempo real às intervenções clínicas e estão preparados para intervenções invasivas e procedimentos de emergência."

Responsáveis do curso:
- Jorge Leitão
- Arsénio Santos 
- Rui Pina 
- Emília Louro
(Serviço de Medicina Interna A – CHUC)

O programa pode ser consultado aqui.

Contactos:
Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC
Telef : +351 239 400 674
E-mail: info@simcoimbra.org

Imprimir