KRKA

Médicos católicos: Cardiologista pediátrico é o novo presidente da AMCP

José Diogo Ferreira Martins, médico especialista em Cardiologia Pediátrica, é o novo presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP), cuja eleição decorreu este domingo. 

A nova Direção Nacional, que entra imediatamente em exercício de funções, afirma o propósito de "trabalhar no sentido de dar continuidade ao caminho realizado até ao momento por esta associação centenária".

Nesse sentido, a nova equipa garante o empenho em “continuar uma reflexão cristã sobre todos os temas relacionados com a profissão médica, defendendo e anunciando com alegria a dignidade da pessoa humana desde o início (a conceção) até ao fim (a morte natural)".


Elementos da nova Direção Nacional

Relativamente ao projeto da AMCP para este triénio, "assenta em três dimensões". Por um lado, a Associação pretende continuar a “falar para fora”, já que “são muitos os desafios para os próximos anos", identificando alguns deles:

"A eutanásia ainda não está aprovada nem a lei da inseminação pós-mortem, as questões éticas relacionadas com a COVID-19, os múltiplos novos desafios que atentam contra a dignidade humana. Para isso, queremos continuar a promover uma presença nos media e o diálogo com as outras associações de profissionais católicos”.

Mas é igualmente objetivo da AMCP continuar a “falar para dentro, promovendo uma reta formação das consciências, de acordo com o magistério da Igreja”. Neste sentido, é adiantado que será mantida a publicação da “Acção Médica, a revista médica mais antiga de Portugal, e as reuniões, nacionais e ao nível dos núcleos diocesanos”.

Finalmente, o terceiro propósito da nova Direção Nacional prende-se com o crescimento da própria associação, que pretende chegar “com especial enfoque, aos jovens médicos e estudantes de medicina”.

A nova Direção Nacional da AMCP mantém a maioria dos membros da anterior direção, registando a entrada de quatro novos elementos, dois dos quais ligados aos núcleos diocesanos de Santarém e de Angra do Heroísmo.

Nova Direção Nacional

Presidente: José Diogo Ferreira Martins (Cardiologia Pediátrica)
Vice-presidente: Teresa Souto Moura (Medicina Interna)
Tesoureira: Marta Jonet (Medicina Interna)
Vogais: Margarida Neto (Psiquiatria), João Paulo Malta (Ginecologia/Obstetrícia), Maria João Lage (Pediatria/Neonatologia), Miguel Toscano Rico (Medicina Interna), Luís Mendes Cabral (Anestesia), Eva Palha (Medicina Geral e Familiar) e Vera Eiró (Cirurgia Plástica Reconstrutiva)
Assistente Espiritual: Padre Miguel Cabral (Oncologia)

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda