Médicos de família discutem, em Évora, a erradicação do helicobacter pylori

As novas guidelines para erradicação do Helicobacter pylori será uma das temáticas abordadas nas 27.as Jornadas de Medicina Geral e Familiar de Évora, que decorrem nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Évora Hotel. Outras a destacar são a vacinação e o desenvolvimento infantil, “tudo áreas nas quais têm ocorrido consensos e atualizações que são importantes para o médico de família na sua prática clínica”, referiu Maria Helena Gonçalves, presidente das Jornadas.

“Na área da Gastrenterologia, pensámos em abordar estas novas guidelines, tendo em conta os diferentes estudos sobre o uso de inibidores de protões no tratamento da doença de refluxo gastroesofágico e na evolução dos pólipos cólicos em cancro colorretal”, salientou à Just News Maria Helena Gonçalves.



A responsável apontou ainda outras temáticas que terão lugar nas Jornadas, como as indicações existentes para as vacinas que não constam do Plano Nacional de Vacinação, assim como “a abordagem a tomar perante casos de recusa a vacinas, que implica riscos na imunidade vacinal de grupo”.

A Medicina Desportiva é outro tema “para o qual os médicos de MGF não têm a formação necessária” e que está em destaque neste evento. Como mencionou Maria Helena Gonçalves, a escolha deste ponto prendeu-se com o facto de “a prática de exercício físico não estar isenta de riscos quando não existe aconselhamento médico”.

O uso de produtos de suplementação de forma indiscriminada também estará em foco, "face às consequências nefastas para a saúde".

No caso do desenvolvimento infantil, ter-se-á em conta a atualização das situações de referenciação e no uso de uma ferramenta para reconhecimento de necessidades de terapia da fala.


As 25.as Jornadas de Medicina Geral e Familiar de Évora, em 2015, contaram com a presença de Eduardo Mendes, Luís Pisco, João Sequeira Carlos e Mário Moura, todos ex-presidentes da APMGF. 

“Marketing em Saúde” e “O Sexo tem idade?” são duas conferências que, no entender da responsável, também deverão ser do interesse dos participantes.

No primeiro caso, Maria Helena Gonçalves indicou que o objetivo é “aprender a estar atento ao tipo, forma, quantidade e qualidade da informação recebida por parte dos media e de delegados de informação médica”. Mas não só. “O médico de família poderá utilizar o marketing para a promoção em saúde e para uma maior adesão à terapêutica.”

O evento é organizado pela Delegação Distrital de Évora da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda