KRKA

Médicos de família vão discutir a «forma como valorizamos os sinais do envelhecimento»

Nos dias 18 e 19 de fevereiro realizam-se, no Évorahotel, as 26.as Jornadas da Delegação de Évora da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). 

A propósito da Conferência Inaugural, intitulada “Marketing em Saúde”, Maria Helena Gonçalves, responsável pelo evento e delegada de Évora da APMGF, explica o motivo da sua escolha: "Nos tempos atuais, tanto os médicos como os utentes são inundados de informações vocacionadas para a venda de produtos, onde a qualidade e a necessidade são muitas vezes suplantadas pelo esforço de Marketing na venda desses produtos. De que forma nos podemos então defender?"


Por outro lado, acrescenta, "será que podemos usar as estratégias de Marketing na promoção da saúde dos nossos doentes e melhorar também a adesão terapêutica? Vamos ouvir a Dra Cristina Vaz de Almeida dar-nos a sua visão sobre este tema da atualidade".



Quatro gerações de presidentes da APMGF marcaram presença nos 25 anos das Jornadas de MGF de Évora.

Relativamente aos temas clínicos abordados "e que consideramos pertinentes, o hipertiroidismo teve um destaque especial", indica Maria Helena Gonçalves. A médica explica que esta "é uma patologia menos frequente que o hipotiroidismo e é uma situação clinica com indicação de seguimento nos Cuidados de Saúde Secundários. Mas que participação temos no acompanhamento dos nossos utentes com esta patologia? A Dra. Catarina Saraiva vem colaborar connosco relembrando de que forma podemos melhor acompanhar estes doentes nos Cuidados de Saúde Primários."

No final do dia, e numa mesa essencialmente prática, "o Dr. Tiago Marques e Dr. Manuel Ferreira Gomes vêm atualizar-nos sobre Infeções Respiratórias, ajudando a sistematizar as orientações mais recentes no tratamento deste tipo de situações".

Valorizar os "sinais do envelhecimento"

A manhã do segundo dia das Jornadas é dedicada inteiramente ao debate de temas relacionados com o idoso: "Será que envelhecer é uma doença? E de que forma valorizamos os sinais do envelhecimento? Estas questões serão abordadas pela Dra. Dulce Neutel, na primeira parte da Mesa que subordinámos ao tema do idoso e que nos falará sobre síndromes geriátricos e demência reversível."

Esta sessão conta ainda com a participação de Sofia Duque, secretária da coordenação do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI), que vai "ajudar-nos com alguma dicas para lidarmos com a Polimedicação e ainda falar-nos um pouco sobre Suplementos Alimentares: quando usar, de que tipo e que cuidados a ter na sua administração", afirma Maria Helena Gonçalves.

Antropologia e depressão

Antes da sessão de encerramento, a responsável pelas Jornadas explica que "colocamos a seguinte questão aos colegas: Existirá alguma relação entre Antropologia e Depressão? O Dr. António Sampaio acedeu a vir-nos falar sobre esta temática, dando-nos uma perspetiva evolutiva e relacional entre estes dois temas."

O programa pode ser consultado aqui.



Para mais informações:
Email geral: apmgf@apmgf.pt
Email (Évora): evora@apmgf.pt
http://www.apmgf.pt 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda