Médicos de família lançam Magazine Corino de Andrade e vão «para além da MGF»

Ao longo desta sexta e sábado é apresentada, na Póvoa de Varzim, durante as I Jornadas organizadas pelo Núcleo de Internos Corino de Andrade (NICA), uma nova publicação. Em entrevista à Just News, Catarina Rodrigues, membro da equipa editorial, adianta que a Magazine Corino de Andrade visa "promover a produção científica de qualidade realizada ao nível dos cuidados de saúde primários".

Segundo a médica interna de Medicina Geral e Familiar (MGF) na USF Casa dos Pescadores, uma unidade do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, "qualquer médico pode submeter trabalhos à revista, desde que o tema seja relevante para a Medicina Geral e Familiar". 

Fundada pelo Núcleo de Internos Corino de Andrade (NICA), trata-se de uma publicação "com periodicidade semestral, de acesso livre on-line, que estará disponível em site criado para a mesma", e cuja primeira edição será lançada em novembro.



Entretanto, ao longo dos dias 22 e 23 de setembro, é feita uma ampla divulgação da revista nas I Jornadas do NICA. Por outro lado, a Magazine Corino de Andrade irá publicar na sua 1.ª edição os pósteres premiados nesta reunião. Tratam-se de trabalhos premiados nas várias áreas temáticas: investigação, revisão de tema, relato de caso, relato de prática e melhoria contínua da qualidade.

Catarina Rodrigues, que assume igualmente o cargo de tesoureira no NICA, explica que o projeto surgiu devido à "grande vocação, vontade de investigar e publicar por parte dos médicos de família e da baixa resposta das revistas disponíveis".

Recorda também que, "enquanto até há bem pouco tempo, grande parte dos trabalhos científicos eram produzidos nas unidades hospitalares, hoje assiste-se a um crescimento exponencial do interesse por parte dos cuidados de saúde primários".

A impulsionadora do projeto

 

Catarina Rodrigues faz questão de recordar que a Direção da revista está a cargo de Rosália Rajão Braga, especialista em MGF, "a grande impulsionadora deste projeto, pelo que não faria sentido a sua criação sem que ela o liderasse". 

Considera mesmo ser "um orgulho tê-la como diretora da publicação, sendo uma peça fundamental na liderança de uma equipa empenhada em desenvolver um projeto exigente e ambicioso como este". Quanto à equipa editorial, é composta por médicos internos de MGF e membros do NICA. 

Colaboração de especialistas "essencialmente da zona Norte"


Catarina Rodrigues 

Segundo Catarina Rodrigues, além de médicos especialistas em MGF, o painel de revisores contará "com as mais diversas especialidades, como dermatologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, pediatria, entre muitas outras". Refere ainda que se tratam de profissionais "de várias unidades hospitalares, essencialmente da zona Norte".

A publicação contará com trabalhos de investigação, projetos de intervenção, revisões, melhoria contínua de qualidade, relatos de caso e artigos de opinião.

"Uma dinâmica de grupo fantástica"

Não sendo habitual que médicos internos lancem um projeto editorial, a diretora da revista, Rosália Rajão Braga, faz questão de sublinhar à Just News que tal é uma consequência natural de um núcleo de internos que é "extraordinariamente dinâmico".

Tendo sido diretora da Direção de Internato Corino de Andrade até julho deste ano, a médica acompanhou de perto a ideia e evolução deste projeto editorial, conforme explica:

"De facto, eu tive e tenho a sorte de poder acompanhar de perto a evolução deste Núcleo. São médicos com uma capacidade extraordinária de trabalho, dedicados, multifacetados, com uma dinâmica de grupo fantástica, que procuram sempre inovar e progredir. São a mobilidade ativa, ao invés da passiva!"

A médica, que coordena a USF Casa dos Pescadores, acrescenta ainda ser "uma honra ir acompanhando a evolução, quer de cada um per si, mas acima de tudo desta união, que sabe aproveitar o que de melhor cada um tem, progredindo em prol do saber pessoal, do grupo e da comunidade".


Diretora e equipa editorial da revista: Mafalda Gomes (USF do Mar), Vera Amaral (USF Santa Clara), Rosália Rajão Braga e Catarina Rodrigues (USF Casa dos Pescadores) e Flávio Guimarães (USF Santa Clara). Ausente na foto: Sara Alves (USF Corino de Andrade)

"Ir para além da Medicina Geral e Familiar"

De acordo com Rosália Rajão Braga, além de envolver "todos os internos desta Direção de Internato", o núcleo conseguiu também criar "uma especial interligação com os orientadores de formação, promovendo atividades em conjunto, que só dignificam a nossa profissão e incrementam o sentido de pertença e dedicação que cada um de nós vai aprimorando".

Especificamente quanto à Magazine Corino de Andrade, considera tratar-se de "um projeto inovador, muito trabalhoso, que possibilitará a divulgação de trabalhos entre pares, mas (e aqui entra o cunho ´especial` deste Núcleo) conseguiram ir para além da Medicina Geral e Familiar (se é que a Medicina Geral e Familiar tem limites...), abrangendo especialistas de várias áreas, o que enriquece e torna este editorial único!"

Na sua opinião, "os nossos internos são o exemplo claro de que o trabalho e a dedicação são essenciais ao sucesso!"

 

Rosália Rajão Braga irá intervir nas Jornadas, no âmbito de uma mesa redonda sobre o exame prático final do Internato, onde participará também Nunes de Sousa, coordenador da USF Famílias, e Maria da Luz Loureiro, coordenadora do Internato de MGF da Zona Norte.

A sessão de encerramento e entrega de prémios estará a cargo de Vera Pires, diretora do Internato Corino de Andrade, e de Bruno Santos Maia, médico interno e presidente do Núcleo de Internos Corino de Andrade.

O programa pode ser consultado aqui
Podem ser consultadas mais informações aqui




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda