Cepheid Talks

Médicos internos de MGF inspiram-se no altruísmo do «médico voador» de Penafiel

Cerca de 600 médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF), e respetivos orientadores de formação, participam, dias 16 e 17 de novembro, no Encontro do Internato de MGF da Zona Norte.

O evento, que decorrerá em Penafiel, é organizado por internos da Direção de Internato José da Paz, cuja designação homenageia "o fundador do serviço médico aéreo em Moçambique", sublinha Jonathan dos Santos, da Comissão Organizadora.


Comissão Organizadora do XXIV Encontro do Internato de MGF da Zona Norte: Uma equipa determinada em "ir no sentido da contracorrente"

Em declarações à Just News, o médico interno da USF Terras de Souza assegura que "a medicina era uma forma de viver para o Dr. José da Paz, um médico penafidelense de gema. Muitos foram os que beneficiaram do seu humanismo e altruísmo. Conhecido como médico voador, nele foi inspirado o livro Anjo Branco, da autoria do próprio filho, José Rodrigues dos Santos".

Está entretanto confirmada a presença do autor na sessão de encerramento do Encontro, "o que será um momento de grande simbolismo, pois o pai do jornalista dá o nome à nossa Direção de Internato: José da Paz", afirma Jonathan dos Santos.

Nascido em Penafiel a 13 de outubro de 1934 e licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, José da Paz teve a ideia de, contra um conjunto de adversidades, criar um serviço completamente inovador - o Serviço Médico Aéreo (SMA) em Moçambique e, "em plena guerra colonial, fazia a cobertura médico-sanitária das regiões do distrito de Tete".

"Ir no sentido da nossa comunidade"

Inspirada "na pró-atividade e no altruísmo de José da Paz e com vontade de remar no sentido da contracorrente", a Direção de Internato José da Paz assume querer "proporcionar um Encontro memorável, direcionado para questões práticas, onde te possas #capacitar para exercer de forma mais completa a tua prática clínica que se torna cada vez mais exigente, competitiva, mas também desafiante".


Mário Martins e Diana Isidro, da Comissão Organizadora, durante uma das muitas reuniões de preparação do Encontro, realizadas no Auditório do Hospital Padre Américo - CHTS

Diana Isidro, da Comissão Organizadora, desenvolve a ideia: "Nos dias de hoje, onde somos tratados e identificados como números, achamos importante mostrar que a nossa prática diária é a clínica. Quando a corrente nacional aparenta ser os números`, nós decidimos ir no ´sentido da contracorrente`, no sentido da nossa comunidade e dos nossos utentes, sendo esta a razão de termos escolhido ser Médicos de Família."

Acrescenta ainda a médica interna que, "por isso, escolhemos um programa científico que englobasse temas do nosso dia-a-dia, mas que geram, por vezes, controvérsia na sua abordagem, ou seja, que vão, para além, do que muitos consideram o convencional".

Dessa forma, indica que optaram por contar com a colaboração de profissionais de renome, "quer da área de influência do nosso Internato (o ACeS Tâmega II e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa), quer de outras instituições, pois julgamos ser bastante mais enriquecedor, cientificamente, aprender e capacitar, com o que de melhor temos em diferentes Unidade de Saúde".  


As reuniões periódicas da Comissão Organizadora contaram sempre com uma grande adesão e participação dos médicos internos

Criar condições para "uma assistência de excelência"

Relativamente ao alcance e benefícios desta pro-atividade, Sandra Sá, também da organização, não tem dúvidas:

"Ao investirmos em formação contínua e partilha de ideias entre colegas, estamos a melhorar a nossa atualização de conhecimentos científicos e também a criar condições para que consigamos dar uma assistência de excelência aos nossos utentes".

Em parceria com a AIMGF


Jonathan dos Santos  

Com mais de três dezenas de elementos, a comissão organizadora do XXIV Encontro do Internato de MGF da Zona Norte é constituída por internos da Direção de Internato José da Paz, do 1.º ao 4.º ano, tendo também o apoio da Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar (AIMGF) Zona Norte.

"Esta é a entidade que nos apoia em backoffice e que nos representa. Este ano, o presidente da associação, Jonathan dos Santos, é também membro da Comissão Organizadora por pertencer à nossa Direção de Internato", explica André Graça, da organização.

Tendo surgido em 1999, a AIMGF Zona Norte tem apoiado, desde sempre, o Encontro do Internato de MGF da Zona Norte. Alvo de uma reestruturação em 2006, a associação está focada na realização de atividades "que têm em vista fundamentalmente a formação específica em MGF, através da organização de workshops e tertúlias, com significativa adesão por parte dos sócios". Simultaneamente, promove o convívio entre internos e orientadores de formação da Zona Norte.  



Para mais informações:
secretariado.eijp@gmail.com 
http://encontro.aimgfzonanorte.pt/ 



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda