Médicos internos organizam Jornadas de Dermatologia para Medicina Geral e Familiar
Um grupo de internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Dermatologia estão a organizar as I Jornadas de Atualização em Dermatologia para MGF, que decorrerão online, dia 17 de maio.
A iniciativa visa “dar resposta a uma lacuna na formação de especialistas e internos de MGF nesta área das doenças de pele”. A explicação é dada por Dora Ribeiro, uma das responsáveis da comissão organizadora e médica interna de MGF da USF Briosa, em Coimbra.
Vontade em "conhecer mais sobre Dermatologia"
Desde o primeiro instante que o evento tem despertado um elevado interesse junto de muitos médicos internos e especialistas de MGF. Na verdade, apenas 24h terem preenchido as 150 inscrições previstas inicialmente, a comissão organizadora das Jornadas acabou por abrir mais vagas esta segunda-feira. Para Dora Ribeiro, esta procura é “sinal de que os internos e especialistas de MGF estão ávidos em conhecer mais sobre Dermatologia”.
Como especifica: “Regra geral, os doentes aproveitam a ida à consulta por outros motivos de saúde, para se queixarem de alterações nos sinais (mudança de cor e tamanho, por exemplo) e é importante que o médico saiba avaliar, tratar ou referenciar, quando necessário”.
Além dos ditos sinais, os utentes também chegam ao médico de família com infeções bacterianas e fúngicas, dermatite atópica, rosácea ou acne. “A principal dúvida é até que ponto devemos ser nós, em MGF, a monitorizar a doença. É muito importante haver critérios de referenciação, para que apenas se encaminhe para o hospital os casos clínicos que não podem ser resolvidos nos cuidados de saúde primários.”
O evento vai abordar diversos temas, tais como urticária e angioedema, lesões cutâneas benignas/malignas e outras, psoríase, micoses superficiais, acne e rosácea, dermatite atópica e prurido no idoso.
Em tempo de pandemia, Dora Ribeiro acredita que as Jornadas são também “uma oportunidade” para quem viu adiado o seu estágio hospitalar. É possível, desta forma, "ter um conhecimento mais aprofundado das patologias que afetam a pele".
As inscrições podem ser feitas aqui.