Médicos lançam projecto educativo «PLANETA DENTIX» para incutir bons hábitos de higiene oral nas crianças

O Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço lançou o projeto infanto-juvenil "PLANETA DENTIX", que visa sensibilizar os mais novos para a importância de uma boa higiene oral. Esta iniciativa surge durante a 3ª Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, que está a decorrer, de 21 a 25 de setembro.

O "Planeta Dentix" surge no âmbito das iniciativas de carácter educacional levadas a cabo pelo GECCP e traduz-se na criação de um vídeo e uma brochura infantil, dirigidos a crianças entre os 5 e 9 anos.

“A aposta num futuro melhor começa na educação das crianças e jovens e por isso decidimos lançar este projecto. O Planeta Dentix encontra-se numa fase piloto e o nosso objetivo é juntar os recursos necessários para que no ano lectivo de 2016-2017,  possamos chegar às escolas de todas as regiões de Portugal”, afirma Ana Castro, médica oncologista e presidente do Grupo.



As primeiras sessões educativas começam no Porto e no Algarve, durante as quais as crianças vão conhecer as personagens que habitam este Planeta: o Escovix, a Pastix, o Polvix e o Tonix, que têm uma importante missão: incutir bons hábitos de higiene oral, como forma de prevenção de doenças, nomeadamente o cancro da cavidade oral.

“Queremos transmitir que uma boa higiene oral ajuda a prevenir doenças futuras e que para manter os dentes saudáveis e sem cáries, devemos evitar certos alimentos como o açúcar. Colocamos ainda algumas questões sobre quantas vezes se deve lavar os dentes por dia e de quanto em quanto tempo se deve trocar a escova de dentes”, finaliza Ana Castro.


Imprimir