Cepheid Talks

Memórias de uma vivência com os fundadores da Cirurgia Vascular

José Fernandes e Fernandes, diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Lisboa Norte e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, proferiu ontem, no decorrer do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, uma palestra intitulada “Vivência com os fundadores da Cirurgia Vascular”.

À margem desta sessão, o especialista afirmou considerar ter sido um privilegiado por poder ter saído do nosso País para efetuar a formação pós-graduada, especializada em Cirurgia Vascular, assim como por ter trabalhado em Portugal, no início da carreira, com João Cid dos Santos, figura de primeiro plano no campo da Angiologia e Cirurgia Vascular mundial, que proporcionou e orientou a ida de José Fernandes e Fernandes para Inglaterra.

A partir desta altura, referiu, “tive a oportunidade de contactar com o mundo científico (sobretudo anglo-americano), através do trabalho realizado e das publicações e comunicações científicas que fui fazendo e que foram sendo aceites no mundo científico internacional, permitindo-me acompanhar de perto os desenvolvimentos que marcaram a cirurgia arterial e vascular em geral, e introduzir no meu país algumas dessas inovações”.

Segundo disse, foi uma digressão pela memória de alguns episódios, da forma como esses serviços estavam organizados e do impacto que tiveram na sua trajetória académico-profissional.

Para o especialista em Cirurgia Vascular, este foi o momento de prestar uma homenagem a figuras incontornáveis na fundação da Cirurgia Vascular, como João Cid dos Santos, Felix Eastcott, Eugene Strandness, Parodi e Dietrich, que conheceu em Portugal, em Inglaterra e nos EUA.

O XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) está a decorrer em Braga, entre os dias 19 e 21 de junho. A Just News está a acompanhar o evento, disponibilizando para consulta várias fotografias, acessíveis aqui. Aos participantes foi distribuído o Jornal do Congresso, que conta com a colaboração da SPACV e de vários especialistas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda