Merck Serono anuncia os vencedores da primeira Bolsa de Inovação em Oncologia

A Merck Serono, uma divisão biofarmacêutica da Merck, anunciou os vencedores da primeira Bolsa de Inovação em Oncologia (GOI), os quais irão receber prémios no valor de 1 milhão de euros. Os vencedores de 2014 foram formalmente anunciados numa cerimónia de entrega dos prémios, a decorrer em paralelo com a reunião anual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), que se realiza em Madrid, até dia 30 de setembro.

Lançado há um ano, no Congresso Europeu de Oncologia  (ECCO-ESMO-ESTRO) 2013 em Amsterdão, o GOI pretende apoiar os investigadores que desenvolvem projetos inovadores com potencial para fazer avançar a investigação no tratamento personalizado de tumores sólidos.  

Áreas de interesse do GOI:
•    Acesso ao tratamento personalizado dos doentes
•    Investigação inovadora com relevância clínica e benefício para os doentes
•    Neoplasias malignas de tumores sólidos

O Comité Científico Internacional, composto por oncologistas e investigadores chave, selecionou os seguintes vencedores:
- Clara Montagut, Hospital del Mar, Barcelona, Espanha; pesquisa em: Ultra-selection and molecular monitoring of CRC patients treated with anti-EGFR therapy using NGS platforms and serial liquid biopsies
- Stefan Sleijfer, Erasmus MC Cancer Institute, Roterdão, Holanda; pesquisa em: Non-invasive monitoring of breast cancer therapy using cell-free tumor DNA in blood
- Ulrich Güller, Hospital Cantonal, St. Gallen, Suiça; pesquisa em: Prospective, double-blinded, placebo-controlled, phase III randomized trial of adjuvant aspirin treatment in PIK3CA mutated colon cancer patients

“Gostaria de felicitar os vencedores e as suas equipas pela qualidade dos seus projetos de investigação. Na última década, a investigação inovadora em oncologia fez uma série de descobertas que contribuiram para uma melhor compreensão da biologia de cada tumor, permitindo uma terapêutica personalizada aos doentes”, mencionou Belen Garijo, presidente e CEO da Merck Serono.

“Esperamos que esta primeira Bolsa de Inovação em Oncologia impulsione o desenvolvimento de mais investigações pioneiras no tratamento personalizado do cancro que poderão culminar numa melhoria dos resultados clínicos dos doentes.”  

A Bolsa de Inovação em Oncologia da Merck Serono dá continuidade e acenta no sucesso da Bolsa de Inovação em Fertilidade (GFI), Bolsa de Inovação na Esclerose Múltipla (GMSI) e Bolsa de Inovação no Crescimento (GGI), as quais entre si já concederam prémios em mais de €10 milhões a projetos de investigação desde 2010.

Para mais informações e detalhes de como se candidatar ao GOI 2015, visite:
www.grantforoncologyinnovation.org

Imprimir