Cepheid Talks

MGF & Ciência: nova revista médica estimula «maior produção de trabalhos científicos»

O projeto é arrojado, inovador e com impacto a nível nacional. Lançada há dias, em Chaves, a nova revista médica MGF & Ciência visa promover a publicação de trabalhos científicos originais e de revisão na área da saúde, de forma gratuita.

"Desde sempre que existe nesta Direção de Internato um espírito de abertura, estímulo para novas ideias e um convite à participação de todos – internos e orientadores de formação – em ambiente de respeito pelas diferentes vivências e experiências", afirma Rosa Ribeiro, diretora do Internato Miguel Torga.

Em declarações à Just News, a médica de família, explica que "todas as ideias são ouvidas e discutidas. Se merecerem a aprovação da maioria, são postas em prática. Assim, surgiu a revista e outros projetos poderão surgir."



Ganhar a confiança de "médicos de todas as partes do país"


Carla Veiga Rodrigues, que integra o corpo editorial da nova publicação, juntamente com Marisa Santos e Teresa Botelho Patrício, refere que a ideia de lançar a revista MGF & Ciência "partiu de colegas finalistas deste último concurso, que se depararam com a necessidade curricular de publicar e sentiram que na realidade portuguesa ainda não existiam muitas opções dirigidas à MGF".

Esclarece ainda que, a partir desse momento, "o grande desafio foi criar uma revista com uma 1ª edição prevista para cerca de 5 meses depois, que permitisse criar condições de exigência e ao mesmo tempo trabalhar com celeridade".


O projeto foi lançado no decorrer do último Encontro do Internato Miguel Torga, que se realizou este mês.

Sublinha também outro aspeto determinante: "conseguir que médicos de todas as partes do país confiassem e acreditassem em nós o suficiente para submeterem trabalhos científicos ainda sem qualquer prova da nossa capacidade ou disseminação da Revista. Esses pioneiros foram essenciais na divulgação de uma revista ainda em maturação, pois sabemos que a notícia acima de tudo foi difundida de colegas para colegas."


Corpo editorial da MGF & Ciência com a diretora de Internato Miguel Torga: Teresa Botelho Patrício, Carla Veiga Rodrigues, Rosa Ribeiro e Marisa Santos.

Projeto aberto às diversas áreas

Apesar de lançada no âmbito do Internato Miguel Torga, a revista visa a publicação de artigos provenientes de qualquer ponto do país. "Esse foi desde o início um dos pontos definidos pela equipa", afirma Marisa Santos, indicando que "estamos disponíveis para avaliar artigos provenientes das diversas zonas do país, mas também de outros países."

Por outro lado, além de não existirem restrições em termos geográficos, "também pretendemos que a Revista MGF & Ciência não seja direcionada apenas para autores no âmbito da especialidade de Medicina Geral e Familiar, mas também para outras especialidades e classes profissionais que nos submetam temas relevantes para os Cuidados de Saúde Primários".

E explica o motivo: "Consideramos que a diversidade de temáticas, resultados e opiniões provenientes de diversas áreas ou classes profissionais pode ser uma mais-valia para melhorar o conhecimento técnico e científico da comunidade médica."


Carla Veiga Rodrigues e Marisa Santos.

Um dos objetivos da MGF & Ciência passa por agilizar o processo de publicação de trabalhos científicos numa revista científica. É este um dos desafios que a equipa tem pela frente? Para Carla Veiga Rodrigues, esse é um deles, visto que o internato, "embora pareça longo, passa a correr".

Na sua opinião, "quem faz de facto trabalho de investigação sabe bem os constrangimentos temporais que se encontram para cumprir todos os passos: Elaboração de Protocolo, Comissão de Ética, Comissão Nacional de Proteção de Dados (quando pertinente), aplicação do trabalho e tratamento de dados."

Trata-se de um processo que, recorda, "pode chegar a demorar 1 ano ou mais, sendo importante que pelo menos o processo de publicação seja mais célere". No entanto, sublinha que "esse não é o maior desafio" e explica:


"Creio que o maior desafio é a parte colaborativa que temos tentado proporcionar na experiência de publicação. Por vezes, há trabalhos bons ou com potencial mas que não estão bem redigidos, ou com erros no tratamento de dados, sendo que um bom processo de revisão com acompanhamento editorial pode ajudar a que se obtenha um artigo bem construído e estruturado, atingindo todo o seu potencial."


Uma vasta equipa unida em prol de uma "boa ciência".

Revisão exaustiva "para que o artigo atinja o seu potencial"


Se a equipa da MGF & Ciência está empenhada em agilizar a publicação de trabalhos científicos, o processo de submissão de um artigo é, contudo, muito mais do que um processo administrativo. Além dos revisores, internos e externos à revista, Teresa Botelho Patrício explica que a submissão do artigo "passa para por um processo cego de revisão e por um acompanhamento permanente do artigo pelo Corpo Editorial. E há também a revisão ortográfica e bibliográfica." 


Teresa Botelho Patrício.

Na sua opinião, todos estes passos "são essenciais para que o artigo atinja o seu potencial". E adianta que, além dos médicos internos e especialistas do Internato Miguel Torga que fazem parte do corpo de revisão da revista, "contamos com especialistas e médicos internos de todas as áreas da medicina, como a dermatologia, ortopedia, endocrinologia, pediatria, medicina interna entre outras especialidades".

Teresa Botelho Patrício faz questão de salientar que quase todos os revisores externos que foram convidados "aceitaram este projeto e responderam ainda a um questionário pelas áreas de preferência. Claro que todos os dias, e para que o processo não seja penoso para nenhuma parte, tentamos convidar novas pessoas, disponíveis para colaborar neste projeto novo, mas ambicioso."



Alguns dos elementos do Conselho Científico: Paula Neves (USF Nova Mateus), Sara Tavares (USF Nuno Grande), Filipa Ladeiro (UCSP Tarouca), Manuela Castanheira (USF Nova Mateus).

"Quem quiser entrar, será bem vindo"


Relativamente ao nome escolhido para a publicação, Rosa Ribeiro questiona no editorial se poderia ter havido melhor escolha, dando de imediato uma resposta esclarecedora:

"Não. A MGF é uma ciência. Para ser médico de família é preciso ciência. Esta Revista que agora nasce é uma janela aberta para o mundo e mais uma porta de entrada para a nossa família. Quem quiser entrar, será bem vindo. Quem quiser ficar, será bem tratado."



Quanto ao futuro, e após recordar o "caminho percorrido em terras de Miguel Torga", que tem sido "trabalhoso mas recompensador", a médica afirma: "Olhando para trás, para tudo o que tem sido feito, só podemos pensar o que surgirá amanhã?".

Conheça alguns dos elementos das várias secções:


Grafismo: 

Mafalda Sequeira (UCSP Lâmego), Vitor Costa (UCSP B - Chaves 1).

Informática: 

Laura Botelho (UCSP Mateus), Adriano Mota (USF Aquae Flaviae), Rita João (USF Corgo), Rita Oliveira (UCSP B - Chaves 1), João Fonseca (USF Nova Mateus).

Relações Públicas:

Bárbara Badim (USF Nuno Grande), Ana Luísa Magalhães (UCSP Montalegre), Daniela Abrantes (USF Vidago) e Stefanie Morais (UCSP Santa Marta de Penaguião).


Revisão:

Sara Vale (USCP Santa Marta de Penaguião), Daniel Ventura (USF Douro vita), Catarina Ferreira (USF Nova Mateus), Ana Cláudia Magalhães (USCP Moimenta da Beira), Nuno Amaral (USF Nova Mateus).




A Revista MGF & Ciência tem como missão a publicação de trabalhos científicos originais e de revisão na área da saúde e prevenção da doença, "com vista a melhorar o conhecimento técnico e científico da comunidade médica". São contemplados para publicação artigos originais, de opinião, de revisão, relatos de caso e relatos de prática, sendo "valorizada e promovida a qualidade científica, a imparcialidade e a ética, promovendo o respeito pela condição humana e suas diversas facetas".

A 1.ª edição de MGF & Ciência pode ser consultada na íntegra aqui.

Contactos:

E-mail: mgfciencia@gmail.com

Facebook: https://m.facebook.com/mgfciencia/

Site: https://mgfciencia.wixsite.com/mgfciencia






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda