Miguel Castanho lança livro sobre «a gestão da energia no corpo humano»

Miguel Castanho, subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e investigador do Instituto de Medicina Molecular (IMM Lisboa), lançou, em coautoria com a investigadora brasileira Andrea Da Poian, o livro Integrative Human Biochemistry, que se destina a alunos de Medicina e da área da Saúde.

“Ao escrever o livro, o maior gosto foi desconstruir um pouco o que é convencional”, confessou Miguel Castanho, na sessão de lançamento do livro, que teve lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.



O manual, que “parte da curiosidade sobre a gestão da energia no corpo humano para as explicações pedagógicas”, reúne casos práticos sobre fenómenos do quotidiano, pretendendo dar respostas a questões como “Por que não devemos beber bebidas alcoólicas enquanto se tomam medicamentos?"; "Por que é possível emagrecer a comer muitas gorduras desde que não comamos açúcares e farináceos?" ou "Por que o cabelo espiga?".



Fausto Pinto, diretor da FMUL, sublinhou que, como clínico e médico, sempre considerou que, “em termos de estruturação, o ensino integrado é fundamental para formar um bom médico”. O também diretor do Serviço de Cardiologia do CHLN e presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia disse ainda que este livro assinala, também, a importância da internacionalização e do estabelecimento de redes de colaboração, “fundamentais em Medicina e Ciência para a integração no mundo científico”.



“O nosso trabalho é fazermos o melhor ensino e investigação possíveis, porque não há bom ensino sem investigação e a transferência deste conhecimento para a sociedade”, sublinhou António Cruz Serra, reitor da FMUL, acrescentando que “este livro trata da primeira parte”.



O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi outro dos convidados desta sessão. Durante a sua intervenção, aquele responsável mencionou que este livro pode ser adotado por várias escolas, na medida em que é ligado a diversas áreas, entre as quais a Medicina, a Farmacologia, a Medicina Dentária, a Medicina Veterinária, a Nutrição e a Enfermagem.

Por seu lado, José dos Reis Almeida Correia, presidente da Associação de Estudantes da FMUL, salientou que o título do livro traduz um pouco o que acontece nas aulas de Miguel Castanho na FMUL, onde “há uma integração lógica de aspetos clínicos, do dia-a-dia e da Bioquímica”.



Além de Andrea da Poian, coautora do manual, marcaram presença nesta sessão, entre outros, José Fernandes e Fernandes, ex-diretor da FMUL e diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar Lisboa Norte, e António Vaz Carneiro, diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE) e especialista em Medicina Interna. O livro Integrative Human Biochemistry é editado pela Springer e será distribuído a nível mundial.







Miguel Castanho, Andrea Da Poian e Fausto Pinto.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda