KRKA

Ministério da Saúde atribui Medalha de Ouro à Faculdade de Medicina de Lisboa

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, vai atribuir a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde à Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa (FMUL). A cerimónia terá lugar dia 14 de setembro, às 11h30, no Edifício Egas Moniz, da FMUL, durante a comemoração do Dia da Faculdade 2015.

A sessão de abertura do evento conta com intervenções de José Reis Almeida Correia, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), e de Fausto Pinto, diretor da FMUL, cuja palestra incidirá sobre o tema: "A Faculdade de Medicina em 2015".

De seguida, Isabel Fernandes, professora catedrática da Faculdade de Letras, irá proferir a conferência intitulada: "Doença e morte: da terceira para a primeira pessoa" e cabe a Isabel Pavão Martins, presidente do Conselho Pedagógico, a intervenção sobre o "Juramento de Hipócrates dos alunos do 1ª ano". 

Do programa do Dia da Faculdade de Medicina de Lisboa faz ainda parte uma intervenção de Carlos Neves Martins, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e presidente do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), sobre a constituição da Associação de Desenvolvimento e Investigação do CAML.

Às 11h15 tem início a sessão de homenagens a docentes jubilados, novos docentes catedráticos, associados e agregados, novos doutorados, docentes com 25 anos de serviço, pessoal técnico e administrativo com 25 anos de serviço e a médicos com 50 anos de licenciatura.



Na sessão de encerramento, onde será entregue a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, além de Paulo Macedo estará presente Fausto Pinto e António Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa.


CAML: "um conceito inovador"

Em comunicado, a FMUL refere que, em cooperação com o Hospital de Santa Maria e com o Instituto de Medicina Molecular, a Faculdade de Medicina de Lisboa integra o Centro Académico de Medicina de Lisboa, "o qual representa um conceito inovador da organização dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada".

São também esclarecidos os objetivos do CAML: o incremento da atividade científica e o desenvolvimento da investigação de translação entre as Ciências Biomédicas e a Medicina Clínica, a diferenciação tecnológica e inovação nos serviços clínicos e o desenvolvimento dos programas de Formação Pós-Graduada, de Mestrado e Doutoramento para médicos e outros profissionais de Saúde.

Acrescenta a FMUL que, simultaneamente, decorre um "ambicioso programa" de renovação institucional, pedagógica e administrativa, tendo sido reforçadas as ligações científicas com as instituições académicas e de investigação biomédica mais prestigiadas internacionalmente. Foi ainda "estimulada uma política de acolhimento e apoio aos seus estudantes com programas diversificados e ´student–centred` de ensino baseado na investigação e estímulo à investigação científica, de modo a proporcionar uma visão alargada e objetiva dos grandes desafios da Medicina e da Saúde no século XXI."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda