Ministério da Saúde cria Grupo de Acompanhamento dos Hospitais (GAH) para monitorizar o desempenho hospitalar

O recém criado Grupo de Acompanhamento dos Hospitais (GAH) que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser coordenado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), entidade presidida por Marta Temido. Deste organismo farão também parte elementos do Gabinete do Ministro da Saúde e de cada uma das Administrações Regionais de Saúde. 

Segundo a ACSS, com esta medida "pretende-se dar resposta às necessidades existentes nesta área, com particular enfoque na melhoria dos serviços prestados no SNS, sendo este um dos objetivos inscritos no programa do XXI Governo Constitucional".

É também recordado que, de acordo com o Despacho n.º 8146-A/2016, de 22 de junho, este grupo "procura alinhar o desempenho das unidades hospitalares prestadoras de cuidados com as metas estabelecidas pela Tutela". Nesse sentido, será efetuado o "acompanhamento de indicadores que caracterizam as diversas instituições, tais como, eficiência, acesso, qualidade e satisfação, e propor novas políticas de forma a melhorar a organização dos serviços de saúde e reforçar a gestão eficiente dos recursos público".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda