Ministério da Saúde quer reforçar o SNS, em prol da «dignificação da condição humana»
Segundo Adalberto Campos Fernandes, atendendo a que as doenças crónicas afetam cada vez mais os cidadãos, ficando estes muitas vezes em situação de extrema dependência, o Ministério da Saúde definiu como prioridade a “dignificação da condição humana”. O responsável falava na cerimónia de abertura do Fórum Nacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que decorreu esta semana, em Santo Tirso.
Numa sala onde estavam presentes dirigentes e profissionais do SNS, deputados e bastonários, aquele responsável afirmou que, desde que o atual Governo tomou posse, foi dada particular atenção à área dos cuidados continuados integrados, sendo exemplo disso o alargamento da Rede de Cuidados Continuados Paliativos e a abertura da primeira unidade de cuidados paliativos pediátricos (em Matosinhos).
Adalberto Campos Fernandes fez referência aos resultados de um estudo recente, levado a cabo pela Universidade Nova de Lisboa, que revelaram que, em 2016, o SNS respondeu bem e de forma eficiente e sustentável. E manifestou a vontade de que, em 2017, “seja possível continuar a ir mais longe no reforço do SNS e na capacidade de responder aos portugueses com dignidade”.
Segundo o ministro da Saúde, o SNS está, hoje, na “linha da frente” no que respeita às políticas de promoção da saúde a nível europeu. “Lideramos, em áreas como o Programa Nacional de Vacinação, ou o investimento em práticas de alimentação mais saudável, nomeadamente, na redução do consumo de sal e de açúcar”, disse.
Foram desenvolvidas "iniciativas importantes" no âmbito da prevenção da doença, nomeadamente, a criação de um Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados, que “constituiu o início de uma abordagem integradora da Saúde, em que o cidadão estará no centro dos processos executados”.
Além de Adalberto Campos Fernandes, a mesa de abertura do evento, dedicado ao tema “Reformar, Transformar, Modernizar”, incluía também Joaquim Couto, presidente da Câmara de Santo Tirso, que fez questão de manifestar o seu agrado em receber o Fórum naquela cidade, e Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde. 
Podem ser consultadas mais fotos do Fórum Nacional do SNS 2017 aqui.

