Ministro da Saúde assegura que vão abrir mais 30 novas USF até ao fim do ano
O ministro da Saúde anunciou estar disponível para viabilizar a abertura de pelo menos mais 30 USF modelo A no segundo semestre de 2016, acrescentando que 25 das já existentes poderão, no mesmo período, migrar para modelo B. Adalberto Campos Fernandes dirigia-se aos participantes no 8.º Encontro Nacional das USF, evento que decorreu em Aveiro.
O governante esteve presente na reunião magna da Associação Nacional de USF (USF-AN) em representação do primeiro-ministro, António Costa. Além da referência à criação de mais USF, adiantou também que vão ser colocados, antes do verão, mais médicos de família, recorrendo-se a um concurso que permite a entrada de profissionais através da nota, sem ser necessário passar pela fase da entrevista.
Entre as várias medidas já anunciadas pelo Ministério da Saúde, como o arranque dos projetos-piloto nas áreas da saúde visual e da saúde oral, Alberto Campos Fernandes destacou a criação do BI – Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP), que vai permitir “uma maior interoperabilidade entre os sistemas informáticos, promovendo a simplificação dos processos”.
O presidente da USF-AN admitiu ver estas medidas de forma positiva e relembrou, em declarações à Just News, que “não nos devemos centrar na questão da falta de dinheiro, porque as verbas estão orçamentadas, é preciso existir cooperação entre todos, para que se faça mais e melhor com os apoios disponíveis”.
E acrescentou: “As USF são um bom exemplo de custo-efetividade, como revelou o estudo recente da Entidade Reguladora da Saúde.” João Rodrigues deu ainda um exemplo: “A falta de material nalgumas unidades não se deve à falta de dinheiro, mas à ineficiência do circuito de distribuição.”
No final do Encontro, foi assinado um protocolo entre a USF-AN e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que permite que o portal BI das USF se torne no BI dos CSP, e um segundo protocolo, desta feita com a Universidade de Aveiro, para a realização de ações de formação, a primeira das quais já se concretizou, com a realização da Academia dos CSP, coordenada pelo psicólogo organizacional Horácio Covita. Um terceiro protocolo foi, entretanto, assinado com a DECO, no sentido de vir a ser criada, em todas as USF, uma Comissão de Utentes.
A sessão de encerramento do 8.º Encontro Nacional das USF contou com a presença de representantes de várias entidades da área da saúde, que se juntaram para um debate sobre “O Futuro Hoje: CSP 2026”.
Para além do secretário de Estado adjunto da Saúde, Francisco Araújo, também Henrique Botelho, coordenador nacional para a Reforma do SNS nos CSP, se deslocou a Aveiro, para além dos representantes de várias ordens profissionais.
Podem ser consultadas mais fotos do 8.º Encontro Nacional das USF na Galeria de imagens.