Ministro da Saúde assegura que vão abrir mais 30 novas USF até ao fim do ano

O ministro da Saúde anunciou estar disponível para viabilizar a abertura de pelo menos mais 30 USF modelo A no segundo semestre de 2016, acrescentando que 25 das já existentes poderão, no mesmo período, migrar para modelo B. Adalberto Campos Fernandes dirigia-se aos participantes no 8.º Encontro Nacional das USF, evento que decorreu em Aveiro.

O governante esteve presente na reunião magna da Associação Nacional de USF (USF-AN) em representação do primeiro-ministro, António Costa. Além da referência à criação de mais USF, adiantou também que vão ser colocados, antes do verão, mais médicos de família, recorrendo-se a um concurso que permite a entrada de profissionais através da nota, sem ser necessário passar pela fase da entrevista.



Entre as várias medidas já anunciadas pelo Ministério da Saúde, como o arranque dos projetos-piloto nas áreas da saúde visual e da saúde oral, Alberto Campos Fernandes destacou a criação do BI – Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP), que vai permitir “uma maior interoperabilidade entre os sistemas informáticos, promovendo a simplificação dos processos”.

O presidente da USF-AN admitiu ver estas medidas de forma positiva e relembrou, em declarações à Just News, que “não nos devemos centrar na questão da falta de dinheiro, porque as verbas estão orçamentadas, é preciso existir cooperação entre todos, para que se faça mais e melhor com os apoios disponíveis”.



E acrescentou: “As USF são um bom exemplo de custo-efetividade, como revelou o estudo recente da Entidade Reguladora da Saúde.” João Rodrigues deu ainda um exemplo: “A falta de material nalgumas unidades não se deve à falta de dinheiro, mas à ineficiência do circuito de distribuição.”

No final do Encontro, foi assinado um protocolo entre a USF-AN e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que permite que o portal BI das USF se torne no BI dos CSP, e um segundo protocolo, desta feita com a Universidade de Aveiro, para a realização de ações de formação, a primeira das quais já se concretizou, com a realização da Academia dos CSP, coordenada pelo psicólogo organizacional Horácio Covita. Um terceiro protocolo foi, entretanto, assinado com a DECO, no sentido de vir a ser criada, em todas as USF, uma Comissão de Utentes.

A sessão de encerramento do 8.º Encontro Nacional das USF contou com a presença de representantes de várias entidades da área da saúde, que se juntaram para um debate sobre “O Futuro Hoje: CSP 2026”.

Para além do secretário de Estado adjunto da Saúde, Francisco Araújo, também Henrique Botelho, coordenador nacional para a Reforma do SNS nos CSP, se deslocou a Aveiro, para além dos representantes de várias ordens profissionais.


Podem ser consultadas mais fotos do 8.º Encontro Nacional das USF na Galeria de imagens.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda