Ministro da Saúde inaugura, amanhã, o novo Laboratório Central do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

O Ministro da Saúde vai amanhã, 16 de dezembro, inaugurar o novo Laboratório Central do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), visitando igualmente o Serviço de Reprodução Humana e o novo Centro de Crioconservação, único em Portugal no âmbito do SNS.  

O ministro irá também visitar a exposição patente no hall dos HUC-CHUC, intitulada: “Farmácia, a arte milenar de curar”.

Em comunicado, o CHUC explica que o novo Laboratório Central ocupa uma área de 2.100 m2 no edifício de S. Jerónimo - HUC e "é constituído por um ´core` central onde ficarão instalados os auto-analisadores que representam 75% de todas as análises e ainda por várias unidades diferenciadas, nomeadamente microbiologia, hematologia, imunologia, serologia infecciosa, imunoquímica, citometria de fluxo, assim como biologia molecular, cromatografia e espectrometria de massa, radioimunoensaio e autoimunidade."
 
Por via da concentração dos vários laboratórios, há um aumento da sua capacidade, assim como diminuição significativa de custos operacionais.

"O CHUC passa a ser auto-suficiente em análises mais complexas e também passa a ter capacidade para tratar análises complexas e diferenciadas que outros hospitais, por norma, externizem", acrescenta o comunicado.

A nova unidade está também preparada para a investigação e para o ensino.

PROGRAMA:

10h00 – Inauguração do Laboratório Central do CHUC (Edifício S. Jerónimo)
Descerramento de placa alusiva

Políticas de apoio à natalidade
10h30 - Visita ao Serviço de Reprodução Humana (Edifício S. Jerónimo)

11h30 - Visita ao novo Centro de Crioconservação – oncofertilidade (Hospital Pediátrico)
Descerramento de placa alusiva

12.15 - Visita à exposição "Farmácia, a arte milenar de curar" (Pólo HUC)
Hall dos HUC- CHUC

12h45 - FINAL DA VISITA

Imprimir