KRKA

Ministro da Saúde inaugura Centro de Investigação Clínica do CAML

Integrado na comemoração do 61º aniversário do Hospital de Santa Maria (HSM) - Centro Hospitalar Lisboa Norte, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, inaugurou o Centro de Investigação Clínica (CIC) do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). A iniciativa decorreu no passado dia 8 de dezembro e incluiu diversos momentos relevantes para a instituição e para os seus colaboradores.



A comemoração do aniversário teve início às 9h00, com a tradicional plantação de árvores no jardim poente da instituição, como forma de homenagear os colaboradores falecidos ao longo deste ano. Após esta ação, seguiu-se a Missa de Ação de Graças, na Capela do HSM, com a participação do monsenhor Feytor Pinto.

De acordo com o CHLN, a inauguração do Centro de Investigação Clínica do CAML foi "um sonho de alguns anos, agora materializado, dotando a instituição de um instrumento especialmente criado para conferir maior expressão e capacidade de execução à investigação clínica realizada pelos seus investigadores".

Formalizou-se, assim, o primeiro dia de um centro de investigação conjunto (Centro Hospitalar Lisboa Norte, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Instituto de Medicina Molecular), que usufrui de autonomia funcional, sobretudo no plano técnico e científico. O objetivo é que o CIC estimule o aumento da competitividade e atratividade do Centro Académico de Medicina de Lisboa para a realização de ensaios clínicos, a captação de investimento externo e para a sustentabilidade da inovação terapêutica.  



A Sessão Solene teve lugar na Aula Magna, que encheu por completo, e contou com as intervenções de Arminda Veiga, profissional representante dos colaboradores homenageados, de Carlos das Neves Martins, presidente do CHLN, e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.


Seguiu-se ainda um momento de "elevada importância e orgulho para a instituição e para os seus profissionais", sublinha o CHLN: a atribuição da Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde ao Hospital de Santa Maria, Grau Ouro.


A medalha, que representa o reconhecimento do contributo e relevância da instituição no desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde, foi entregue pelo ministro da Saúde ao presidente do CHLN.



Após um momento musical da responsabilidade da Orquestra e Coro Médicos da Universidade de Lisboa, teve lugar a cerimónia de entrega de medalhas de homenagem aos funcionários que, no corrente ano, completaram 25 anos de serviço no Hospital de Santa Maria.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda