KRKA

Misericórdia do Porto promove debate sobre envelhecimento ativo: «Viveria o país sem os seus seniores?»

No próximo sábado, 24 de janeiro, realiza-se no Porto, na biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Conferência Seniores Ativos – “Viveria o país sem os seus seniores?”. Organizado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, o objetivo do evento é "trazer para a discussão o papel ativo que os seniores desenvolvem na sociedade Portuguesa" para, dessa forma, "alertar para um novo conceito familiar, económico e social".

A iniciativa pretende chamar à atenção da sociedade portuguesa para o "contributo concreto cada vez mais importante que os cidadãos seniores continuam a dar em diversos setores de atividade, bem como  chamar a atenção para a necessidade urgente de integração destes na vida social ativa". Visa também colocar o tema do envelhecimento nas agendas nacionais e apelar à importância da preparação de uma reforma ativa e de qualidade.

A conferência conta com um grupo de oradores "de excelência", como salienta a organização. É o caso de Luís Mira Amaral, Valente Oliveira, Júlio Machado Vaz, António Tavares, Rui Moreira, Paulo Cunha e Silva, Mónica Baldaque, Hipólito Reis, Mário Cláudio, Pedro Arroja, entre outros.

No âmbito do primeiro painel do programa, dedicado aos "Ativos na Ciência e Saúde", serão abordados temas como a vida inteletual, a vida sexual e a atividade física na senioridade, cuidar da saúde do cérebro ao longo da vida para "um tempo de senioridade válido", a importância social e económica dos seniores nos dias de hoje, tendo em conta "os graus e extensão" da sua "validez".

As restantes três mesas redondas do evento estarão centradas nos "Ativos" no mundo dos negócios, nas artes e cultura, na política e sociedade. Todos os temas serão discutidos numa vertente de integração dos seniores na sociedade e no mercado de trabalho.

O programa pode ser consultado aqui.

Contactos:

Telefone +351 224 036 902
Email : azul@azul.pt
Inscrição: 10€

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda