KRKA

Apoiar a investigação oncológica translacional em Portugal, «juntando a ciência à dança»

A iniciativa que a MSD realiza dia 27 de outubro, intitulada The Art of Science, visa promover uma "discussão inspiradora e estimulante sobre a importância da inovação em investigação em Oncologia", explica Rute Alvarez, therapeutic area lead de Oncologia da MSD Portugal.

Em declarações à Just News, a responsável do projeto, que já foi também investigadora, considera que "se nós não fizermos perguntas out-of-box, se não tivermos coragem para inovar um bocadinho, se calhar a investigação não ocorre ou não conseguimos ter resultados tão interessantes."

Acreditando ser útil passar ou reforçar esta mensagem "junto de qualquer profissional de saúde com interesse na área da investigação, em particular na Oncologia", surgiu a ideia de realizar esta iniciativa, que também "junta a ciência à dança" e que reconhece ser "fora do comum".


Rute Alvarez

Dois momentos: a mesma inspiração 

O evento The Art of Science está estruturado em dois momentos. Após a sessão de abertura, a cargo de Paula Martins de Jesus, diretora do Departamento Médico da MSD, realiza-se um debate, que será moderado pelo diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), Luís Costa. A sessão vai contar com as intervenções de André Albergaria (i3S) e de Rita Flor (Fundação Champalimaud).

"Convidámos três pessoas com um percurso profissional extremamente enriquecedor e que vão contribuir certamente para uma conversa inspiradora sobre a investigação em Oncologia, sobretudo a translacional, ou seja, ´from benchside to bedside` (dos doentes)", explica Rute Alvarez.

Após esta sessão, "haverá uma surpresa, que pretende enfatizar a importância de comunicar ciência de forma diferente, nomeadamente, através da arte". Esta associação, especificamente à dança, foi inspirada por um projeto da revista Science intitulado ´Dance Your Ph.D.`, conforme explica:

"A revista convida os investigadores a mostrarem as suas teses de doutoramento por intermédio da dança e nós inspirámo-nos no vencedor em 2019 que, por acaso, foi da Fundação Chapalimaud, para desenvolver a nossa ideia. Acho que o resultado final é fantástico. Penso que será um momento especial para todos os convidados"."

E é relevante cruzar este conceito com a investigação em Oncologia? "Sem dúvida, porque achamos que há uma componente na investigação que é necessariamente trazer inovação e criatividade."


Sendo responsável pela área médica de Oncologia da MSD Portugal durante os últimos dois anos e meio, Rute Alvarez já desenvolveu atividade na área da investigação, tendo estado ao serviço do IPO Lisboa durante "muitos anos" enquanto médica hematologista. "É uma área reconhecidamente de paixão", reconhece. E é neste contexto que surge o The Art of Science.

Será um projeto para ter continuidade? "Se for bem sucedido e se as pessoas forem recetivas a esta ideia, penso que fará sentido manter-se para o futuro", afirma. E acrescenta: "Sendo dirigido a pessoas que já fazem investigação ou que têm interesse em iniciar-se na mesma, acredito que esta ação seja apelativa e uma forma de ajudar a ultrapassar algum bloqueio ou de fazerem mais e melhor".

The Art of Science decorre entre as 19h00 e as 20h30, no Colectivo 284, em Lisboa, estando o encerramento do evento a cargo de Vítor Virgínia, diretor geral da MSD Portugal.




Dirigida a profissionais de saúde e entregue em serviços (como os de Oncologia) de todos os hospitais do SNS, esta publicação da Just News tem como missão a ampla partilha de boas práticas e de projetos de excelência. Acreditamos que dar a conhecer o que de melhor se faz no terreno é a melhor forma de dignificar e valorizar o SNS e os seus profissionais. 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda