Cepheid Talks

Na USF Além D`Ouro todos beneficiam do «grande dinamismo» dos secretários clínicos

“Aqui, o voto e opinião do secretário clínico valem tanto como o do médico e do enfermeiro.” As palavras são de Rita Quelhas, secretária clínica na USF Além D`Ouro, em Sandim, Vila Nova de Gaia.

Em declarações à Just News, sublinha o papel importante que os secretários clínicos "podem e devem assumir", mesmo no âmbito da educação para a saúde.


Equipa do secretariado clínico da USF Além D`Ouro: Paula Gomes, Rita Quelhas, Ana Isabel Alves e Fernando Braga

"É um trabalho de toda a equipa de saúde familiar"

Rita Quelhas está na USF Além D`Ouro, do ACES Grande Porto VIII Espinho-Gaia, desde a criação da mesma, em 30 de outubro de 2006.

Com os restantes colegas do secretariado clínico, tem ajudado na dinamização de várias atividades de educação para a saúde junto da comunidade, deixando evidente que este "grande dinamismo" beneficia os utentes e contribui para um melhor funcionamento e união da equipa de saúde familiar.

“Nunca nos sentimos à parte e damos todo o apoio necessário. Alguns projetos são propostos pelos secretários clínicos, outros não, mas, em todas as situações, é um trabalho de toda a equipa de saúde familiar.”



Homenagem a "todas as mulheres"

Uma das últimas ideias que partiu do Secretariado Clínico foi a decoração da Unidade com pequenos arranjos de flores no Dia Internacional da Mulher, que se assinalou no passado dia 8 de março. 



Quem fosse à USF nesse dia, além das flores, podia ler algumas frases alusivas ao retrato da mulher nos seus diversos mundos.

De acordo com Rita Quelhas, “a equipa quis homenagear todas as mulheres – que estão, inclusive, em maioria no setor da saúde -, valorizando a sua competência e dedicação e deixando claro que é um ser humano que não é nem superior nem inferior ao homem.”

Em suma, o objetivo foi realçar o papel da mulher na sociedade, "o que também contribui para a saúde e bem-estar". Por outro lado, permite igualmente promover uma maior humanização do espaço.


Alguns dos elementos da equipa. Atrás: Assunção Dias (enfermeira), Sérgio Vieira (coordenador da USF) e Fernando Braga (secretário clínico). À frente: Ana Isabel Alves, Paula Gomes, e Rita Quelhas (secretárias clínicas).   

“É complicado, mas estamos motivados"


Outro tipo de iniciativas envolve, por exemplo, a distribuição de panfletos ou a transmissão de mensagens-chave sobre determinada temática nos ecrãs da sala de espera.

Em plena pandemia, "com restrições e a sobrecarga de trabalho, não tem sido tão fácil apostar nestes projetos", reconhece Rita Quelhas. Contudo, a resiliência da equipa tem permitido que se continuem a realizar periodicamente várias atividades, conforme sublinha:

“É complicado, mas estamos motivados, sabemos como a educação para a saúde é fundamental e adaptamo-nos.”



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda