KRKA

Nefrologistas do Beatriz Ângelo alertam para a necessidade de valorização da doença renal

“Há uma certa desvalorização da doença renal, porque não tem repercussões imediatas, mas é irreversível, portanto, quanto mais cedo intervirmos melhor”, defende Edgar Almeida, atual presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).



Nefrologista do Hospital Beatriz Ângelo, aquele especialista falou à Just News no âmbito de uma sessão clínica organizada no passado dia 10 de março, Dia Mundial do Rim, pelo Serviço de Nefrologia do HBA e aberta a todas a especialidades.

Edgar Almeida, que é responsável pela investigação clínica do HBA, sublinha a importância de se aumentar o conhecimento relativamente à doença renal, particularmente dos médicos, para que estejam atentos a alterações, sobretudo nos jovens, "uma vez que é uma patologia progressiva, fazendo parte do envelhecimento".


Edgar Almeida

“Há muita investigação pela frente e é importante o debate entre os profissionais de saúde”, sendo o Dia Mundial do Rim “propício justamente para aumentar o conhecimento e a valorização da doença renal crónica, que é bastante prevalente”.



O presidente da SPN desafiou os Serviços de Nefrologia de todo o país a aproveitarem a semana em que se assinalou o Dia Mundial do Rim para promoverem iniciativas locais a nível hospitalar e da comunidade.

A sessão clínica foi introduzida por Sónia Silva, diretora do Serviço de Nefrologia do HBA e traduziu-se numa apresentação de Beatriz Donato, interna do 4.º ano de Nefrologia, sobre temas clínicos. Seguiu-se um momento de debate entre os profissionais presentes.


Sónia Silva

A doença renal crónica é um problema comum a nível mundial, estimando-se que um em cada dez adultos em todo o mundo sofra deste problema, que, se não for tratado, pode ser mortal. Embora a deteção precoce possa prevenir a morbilidade e a mortalidade, as taxas continuam a aumentar anualmente, estimando-se que possa vir a tornar-se a quinta principal causa de morte em 2040.



Desde a abertura do Hospital Beatriz Ângelo, em 2012, que se realiza uma sessão clínica para a celebrar o Dia Mundial do Rim.


Equipa médica do Serviço de Nefrologia do HBA


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda