KRKA

Neuroftalmologia, Glaucoma e Cirurgia Refrativa: os temas do 65.º Congresso Português de Oftalmologia

Tem início esta quinta-feira, no Convento São Francisco, em Coimbra, o 65.° Congresso Português de Oftalmologia. Além de várias centenas de especialistas portugueses, vão marcar presença oftalmologistas do Canadá, dos Estados Unidos, França, Brasil, Espanha e Reino Unido.

Tal como na edição anterior, sublinha o atual presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Rufino Silva, "também neste Congresso escolhemos três temas principais, ao invés de apenas um. De facto, este ano decidimos apostar na cirurgia refrativa (dia 1 de dezembro), na neuroftalmologia (dia 2 de dezembro) e no glaucoma (dia 3 de dezembro).

O médico destaca a Conferência Cunha-Vaz, proferida por Neil Miller, dos EUA, e a "conferência dedicada a uma figura notável da Oftalmologia nacional: o Prof. José Rui Faria de Abreu", a quem a SPO vai prestar homenagem.

Outros pontos altos deste Congresso são a realização de duas reuniões: a do Simpósio Luso-Brasileiro, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia e com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e a do Simpósio de Retina SPO|GER.

Estudo sobre a saúde ocular em Portugal

De acordo com Rufino Silva, serão ainda apresentados, no primeiro dia, "os resultados do estudo efetuado pela SPO com a Universidade Católica sobre a caracterização da procura dos cuidados médicos na área da saúde ocular em Portugal".

E acrescenta: “São dados de grande importância para percebermos como, quando e onde é que os portugueses procuram os cuidados médicos na área da saúde ocular e para podermos planear ações futuras que permitam melhorar essa procura e a prestação dos cuidados médicos.”

Rufino Silva e a atual direção terminam o seu mandato neste mês de dezembro, já que o Congresso acolhe também as Eleições de uma nova equipa para liderar a SPO. Em jeito de balanço, considera que este evento "é um reflexo da competência científica, pedagógica e assistencial que a oftalmologia portuguesa atingiu e de que nos devemos orgulhar".

Podem ser consultadas mais informações sobre o evento aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda