KRKA

Normas de Orientação Clínica em destaque no III Encontro de Medicina Interna do CHVNGE

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) promove, nos dias 20 e 21 de novembro, o III Encontro de Medicina Interna, dedicado ao tema “Nós e as NOC – Normas de Orientação Clínica”. Promover a partilha de conhecimento e experiência com outros serviços hospitalares e centros de saúde é o principal objetivo do evento, que decorrerá no Hotel Solverde, em Espinho.

De acordo com Vítor Paixão Dias, diretor do Serviço de Medicina Interna do CHVNGE e presidente do III Encontro, a escolha do tema tem um duplo propósito: “Continuar a privilegiar a relação que existe com a Medicina Geral e Familiar e perceber como é que as normas de orientação clínica estão a ser aplicadas.”

Grande parte das normas aplicam-se tanto à MI como à MGF, pese embora as diferenças entre os doentes e os ambientes onde são atendidos e tratados. “Como muitas NOC são partilhadas, nós queremos saber em que ponto estamos, ou seja, se aplicamos as normas e se o fazemos bem”, explica Vítor Paixão Dias.



O III Encontro de Medicina Interna do CHVNGE arranca na manhã do dia 20 de novembro com a apresentação e discussão de comunicações livres e posters. No início da tarde, haverá uma sessão inaugural, a que se seguirão mesas-redondas que se prolongam até final da manhã de dia 21 e que terão como temas principais as vertentes da prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento na aplicação nas normas de orientação clínica.

No final, serão realizados cursos sobre “Disfunção sexual no doente com risco vascular acrescido”, “Proteção vascular no doente diabético”, “Anticoagulantes diretos (não antagonistas da vitamina K)” e “Doenças lisossomais de sobrecarga”.

O Serviço de Medicina Interna do CHVNGE é o único na região a promover encontros deste género de forma estruturada e com um calendário anual fixo. O objetivo é ganhar dimensão e coesão. “Este é um projeto recente. Por vezes, é preferível começar por dar pequenos passos, mas a nossa intenção é transformar este evento numa referência sob o ponto de vista científico”, afirma o diretor do Serviço de Medicina Interna.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda