Nova ambulância de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico do INEM iniciou hoje atividade na região algarvia

Uma nova Ambulância de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico (TIP) entrou hoje em atividade no país, mais concretamente na região algarvia. O objetivo é reforçar a capacidade de resposta na área do doente crítico pediátrico e neonatal. Esta ambulância visa transportar recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde.

A nova ambulância TIP do INEM vai funcionar com equipas médicas do CHAlgarve, sendo o seu acionamento efetuado pelos médicos das unidades hospitalares que necessitem deste serviço ou pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Existem atualmente três ambulâncias TIP, localizadas em Lisboa, em Coimbra e no Porto. Agora este serviço tem também um meio específico na região do Algarve, mais concretamente em Faro.

No ano de 2013 as ambulâncias do TIP foram acionadas 1.289 vezes. A ambulância com o maior número de acionamentos em 2013 foi a TIP de Lisboa com 587 acionamentos, seguindo-se a do Porto com 507 acionamentos e a de Coimbra com 195 missões.

As TIP estão equipadas com todo o material necessário à estabilização de doentes críticos dos 0 aos 18 anos de idade, permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento. As ambulâncias que asseguram este serviço dispõem de uma tripulação constituída por um médico, um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência.

O médico e o enfermeiro pertencem às unidades de saúde a que estas ambulâncias estão afetas, enquanto que o técnico de ambulância de emergência do INEM tem a responsabilidade de garantir a operacionalidade da viatura e do respetivo equipamento. O serviço tem uma cobertura nacional, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Imprimir