Cepheid Talks

Nova direção do Biobanco-IMM pretende aproximar projeto dos investigadores

Sérgio Dias, biólogo, e Joaquim Pereira, reumatologista, são os novos diretores do Biobanco-IMM. Em declarações à Just News, afirmam que este é um projeto inovador e generoso, salientando que não serão, de todo, uma direção de quebra com a anterior – assegurada por João Eurico Fonseca, fundador do Biobanco --, mas sim de continuação. Procurar-se-á melhorar os processos já estabelecidos e aproximar o projeto dos investigadores.

Sérgio Dias representa “o lado da Investigação Biomédica” e afirmou ter já algumas ideias para tornar o projeto “um pouco mais internacional e competitivo do ponto de vista científico”:

“Um dos meus objetivos é dar corpo, em Portugal, a um consórcio nacional de biobancos, para tentar estabelecer o máximo de colaborações possíveis, a interação entre cientistas e a recolha de amostras por parte dos clínicos, entre outros.”

Para tal, a nova direção vai ser um pouco mais “pró-ativa na procura dessa interação”, procurando parcerias, divulgando as suas atividades e informando os investigadores das diferentes áreas das suas coleções, que, “para determinados estudos, são uma mais-valia”.

Para Joaquim Pereira, enquanto infraestrutura de apoio à investigação científica, o Biobanco-IMM é um met need que se faz sentir há algum tempo na sociedade e na comunidade que faz investigação.

“Abraçar este projeto é dar um contributo, é tentar facilitar e profissionalizar um pouco mais a nossa investigação”, afirma o reumatologista, acrescentado que o Biobanco-IMM está já instaurado e em crescimento em termos numéricos.

“Neste momento, temos de manter o crescimento e garantir a sua qualidade e sustentabilidade, ou seja, melhorar procedimentos relacionados com as amostras e com a informação que temos e manejamos, de forma a crescermos melhor”, observa.

E destaca: “Algo que queremos fazer é alargar a coleção dos controlos, que para nós é estratégica, nomeadamente em alguns ambientes ainda não explorados.”

A sessão de apresentação da nova direção contou com a presença de João Eurico Fonseca, que fez a uma intervenção subordinada ao tema “Três anos de atividade do Biobanco-IMM, CAML” e com as participações de José Fernandes e Fernandes, diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, Maria do Carmo Fonseca, presidente do IMM, e Maria M. Mota, diretora executiva do IMM.

Durante a iniciativa, foi também feita a apresentação do livro “De zero a Dez”, da autoria de Margarida Fonseca Santos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda