NOVA Medical School inaugurou Auditório Professor Doutor Manuel Machado Macedo

Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, no passado dia 8 de julho, à cerimónia de inauguração do Auditório Professor Doutor Manuel Machado Macedo, localizado no Pólo de Investigação da NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa.

O evento serviu também para homenagear a ilustre personagem que deu nome ao espaço. Durante a sua intervenção, o Presidente da República afirmou que esta iniciativa foi uma forma de lembrar a obra de Manuel Machado Macedo e de agradecimento “por ter dedicado uma vida a Portugal”.



Marcelo Rebelo de Sousa mencionou, ainda, que este auditório, assim como todo o Pólo de Investigação da NOVA Medical School, mostra “a dinâmica de uma grande faculdade, no seio de uma grande universidade”.

Jaime Branco, diretor da NOVA Medical School, disse à Just News que esta cerimónia foi “uma modesta, mas muito sentida homenagem” a um português que, entre muitas outras coisas, foi médico, cirurgião cardiotorácico, professor, diretor de serviços hospitalares, bastonário da Ordem dos Médicos, dirigente de instituições da área musical e escritor.



Jaime Branco falou, também, do Pólo de Investigação da NOVA Medical School, inaugurado há cerca de três anos e que veio dar um importante contributo para o desenvolvimento da investigação da faculdade.

O novo auditório ocupou o espaço de uma antiga cisterna do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana e é, agora, uma sala com as melhores condições ao nível de audiovisuais e de insonorização. Foi, no entanto, mantida a sua traça original, paredes e chão de pedra.

Nesta cerimónia intervieram, também, António Rendas, reitor da Universidade NOVA de Lisboa, e Luís Abreu Novais, do Centro de Estudos Professor Manuel Machado Macedo.



Os presentes puderam, posteriormente, assistir ao descerramento da placa de inauguração do auditório e a um recital de piano e fazer uma visita às instalações. Paralelamente, tiveram acesso à exposição do espólio deixado pelo homenageado, patente neste espaço.



Manuel Machado Macedo foi um grande percursor na cirurgia cardíaca e defendeu sempre os interesses dos seus pares e dos doentes. Como melómano, deixou um grande legado.

Manuel Antonio Assunção (reitor da Universidade de Aveiro), Luis Abreu Novais, Marcelo Rebelo de Sousa, Jaime Branco e António Rendas.







Podem ser consultadas mais fotos na Galeria de imagens.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda