Cepheid Talks

Nova Pós-Graduação em Psiquiatria Geriátrica aberta a médicos de várias especialidades

O Instituto Universitário de Saúde do Norte da CESPU vai dar início, no final de março, à sua primeira Pós-Gradução em Psiquiatria Geriátrica, que decorrerá em formato de e-learning. De acordo com o psiquiatra Luís Fonseca, um dos coordenadores científicos do curso, "dentro da classe médica, todos poderão beneficiar com a formação".

Contudo, a formação terá uma especial relevância para os médicos internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Psiquiatria , "por força das suas competências e do contacto frequente com a sintomatologia psiquiátrica".

Em declarações à Just News, o docente, que é também o coordenador da formação pré e pós-graduada do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, salienta a pertinência deste novo curso, face ao envelhecimento da população mundial e, muito especialmente, no caso de Portugal:

"Julgo que ainda não estamos bem cientes da gravidade da situação.  Senão, vejamos. Portugal é o terceiro país mais envelhecido da Europa – 21.7 % da população tem 65 anos ou mais. Entre 2018 e 2080 o índice de envelhecimento quase duplicará, passando de 159 para 300 idosos por cada 100 jovens e a população em idade ativa (dos 15 aos 64 anos) residente em Portugal passará de 6.6 milhões em 2018 para 4.2 milhões em 2080."


Luís Fonseca

Serviços de saúde ou "serviços de geriatria"


Na sua opinião, esta "preocupante evolução demográfica exigirá, necessariamente, uma formação cada vez mais complexa e especializada na área do envelhecimento para atender às necessidades crescentes, em particular no domínio da Saúde Mental".

Surgiu, assim, esta pós-graduação que pretende "contribuir para sensibilizar os profissionais de saúde para o problema e dotá-los de conhecimentos e competências na área da psiquiatria geriátrica". E se nesta primeira edição o foco será a classe médica, a perspetiva é que no futuro "seja alargada a outras áreas profissionais". E percebe-se porquê.

Para o médico, que coordena a Unidade de Psicogeriatria/Perturbações Cognitivas do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, a prestação dos cuidados de saúde vai continuar a mudar, e muito. "Os serviços de saúde tenderão a tornar-se generalizadamente serviços de geriatria", afirma.

"Continuam a desvalorizar-se sintomas psiquiátricos da população geriátrica"


Apesar de cada vez mais se falar abertamente em saúde mental, Luís Fonseca faz questão de alertar para o facto de "continuar a existir um estigma profundo e inaceitável sobre a doença mental e, especialmente, a desvalorizarem-se determinados sintomas psiquiátricos da população geriátrica por se considerarem como ´normais` do processo de envelhecimento".

Por outro lado, "persiste, também, uma incompreensão ou desconhecimento de que a sintomatologia psiquiátrica surge por uma disfunção transitória ou permanente de um órgão em concreto, o cérebro".

O que decorre desta realidade? "Esta amálgama de desconhecimento e desinformação tende, por exemplo, a erguer barreiras no acesso aos cuidados de saúde mental, a atrasar diagnósticos e a alienar os doentes, particularmente os mais vulneráveis, os idosos."   




Corpo docente da Pós-Graduação

Além de Luís Fonseca, o corpo docente da Pós-Gradução em Psiquiatria Geriátrica integra outros cinco formadores:

- Joana Mesquita, coordenadora da consulta externa no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga
-  Isabel Milheiro, responsável pela Consulta de Psiquiatria Geriátrica do CHEDV
- Bruno Peixoto, diretor do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento e coordenador da Licenciatura em Psicologia do IUCS - CESPU
- Emanuela Lopes, psicóloga do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães
- João Freitas, mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela FMUP. 

Até dia 10 de março podem ser apresentadas candidaturas. Pode ser consultada mais informação aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda