USF D. Francisco de Almeida, em Abrantes, inicia funções «já com uma verdadeira equipa»
Foi inaugurada há dias, em Abrantes, a unidade de saúde familiar (USF) D. Francisco de Almeida. A equipa, coordenada pela médica Rita Soares, inclui profissionais mais novos e outros com mais anos de experiência.
“Há um ano que estamos a preparar o nosso trabalho, o que permitiu iniciar funções já com uma verdadeira equipa, que quer prestar os melhores cuidados aos abrantinos”, referiu à Just News a coordenadora.
Rita Soares alertou ainda para a necessidade de se estabelecerem relações com outras instituições do concelho de Abrantes que ajudem a USF a “prestar os melhores cuidados de saúde, não descurando a prevenção da doença e a promoção da saúde”.
A USF D. Francisco de Almeida conta com o apoio de 6 médicos, 6 enfermeiros e 5 administrativos. “Pretendemos dar resposta à falta de médicos de família, numa população muito idosa, que apenas tinha acesso a consultas de recurso, nas quais não é possível existir uma continuidade de cuidados nem uma relação de maior proximidade entre os profissionais de saúde e os utentes”, referiu Rita Soares.
A sessão inaugural decorreu no passado dia 3 de junho e contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. O responsável sublinhou a importância deste projeto, “ao permitir o acesso a médico de família a muitas pessoas”, além de significar também “a valorização da saúde no interior”.
A cerimónia contou ainda com a presença da presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rosa Valente de Matos, da presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo, Sofia Theriaga.