Novas Fronteiras em Cardiologia: Congresso com forte adesão de especialistas estrangeiros
Reputados especialistas mundiais da área da Cardiologia, entre os quais o atual presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia (SEC), Jeroen Bax, deslocam-se esta semana a Portugal para participar na 7.ª edição do Congresso Novas Fronteiras em Cardiologia.
O evento é presidido por Fausto Pinto, diretor do Serviço de Cardiologia e do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), e decorre de sexta-feira a domingo.
O Congresso, que a cada ano conta com um número maior de palestrantes vindos do estrangeiro, é organizado pela Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM), com a coordenação científica do Serviço de Cardiologia do CHLN e da Clínica Universitária de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Fausto Pinto com Jeroen Bax, durante o último Congresso Europeu de Cardiologia
O primeiro dia, em que decorrerá a apresentação de casos clínicos ao vivo nas áreas da Cardiologia, Cirurgia Cardiotorácica e Cirurgia Vascular, terá lugar no Hospital de Santa Maria/CHLN. Nos dois dias seguintes, realiza-se em Óbidos, no Hotel Praia D`El Rey Marriott.
Em entrevista à Just News, Fausto Pinto, que foi presidente da SEC até agosto do ano passado, realça a realização de uma mesa-redonda sobre insuficiência cardíaca, que irá contar com alguns dos “principais players” desta área:
É o caso, nomeadamente, de Lars Ryden (Suécia), que irá abordar a utilização de novos fármacos no tratamento da diabetes e o seu impacto na insuficiência cardíaca. Alan Gass (por teleconferência) e Bertrand Pitt, ambos dos EUA, irão falar sobre novas estratégias terapêuticas no tratamento da insuficiência cardíaca. Já Aldo Maggionni (Itália), centrará a sua comunicação na serelaxina, e Michael Böhm (Alemanha) incidirá sobre um novo conceito no tratamento deste problema.
Todas as edições contam com a apresentação de casos clínicos ao vivo, um momento marcante do evento.
Fausto Pinto destaca também as palestras dos holandeses Jeroen Bax, atual presidente da SEC, que falará sobre o papel da imagem na TAVI, e Freek Verheugt, perito em terapêutica antitrombótica, que abordará os novos avanços no tratamento com anticoagulantes, do alemão Stephan Rosenkranz, que irá fazer uma atualização sobre hipertensão pulmonar, e de José Fernandes e Fernandes, professor catedrático da FMUL, que fará uma conferência de atualização na área da Cirurgia Vascular.
Outro dos momentos que o diretor do Serviço de Cardiologia e do Departamento de Coração e Vasos do CHLN salienta é a realização de um simpósio patrocinado pela Contract Research Organization (CRO) académica da AIDFM -- a CETERA --, em que vão ser apresentados dois ensaios, neste momento a decorrer na área da insuficiência cardíaca (RESHAPE-HF2 e FAIR-HF2).
No último dia irá realizar-se uma sessão com um novo formato intitulada “GAIC”, também de apoio à investigação, onde se fará uma reflexão sobre a investigação clínica em Portugal.
“O objetivo é ser um momento de convívio entre as pessoas do Serviço de Cardiologia do CHLN e os colegas dos principais hospitais nacionais e estrangeiros e, ao mesmo tempo, ser uma ação de formação”, conclui Fausto Pinto.
O VII Congresso Novas Fronteiras em Cardiologia realiza-se entre os dias 17 e 19 de fevereiro.