Novas guidelines da insuficiência cardíaca apresentadas no 6th Challenges in Cardiology
As novas guidelines da insuficiência cardíaca foram agora apresentadas, pela primeira vez em Portugal, no decorrer do 6th Challenges in Cardiology. João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria e responsável pelo evento, salientou a importância das novas orientações, que juntam, num único documento, a insuficiência cardíaca (IC) aguda e crónica. 
João Morais referiu, em entrevista à Just News, que as novas guidelines para o diagnóstico e tratamento da IC aguda e crónica foram publicadas há pouco mais de um mês pela Heart Failure Association, da Sociedade Europeia de Cardiologia. “Representam um salto qualitativo significativo, anteriormente existiam dois documentos a abordar as duas entidades, agora é apenas um. Desta forma, face aos conhecimentos adquiridos nos últimos anos, faz mais sentido.”
Além disso, “é reclassificada a doença, é redefinido o escalonamento do tratamento passo a passo e, no caso da IC aguda, considera-se que se trata de uma situação clínica com uma janela terapêutica muito estreita, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte agudo do miocárdio (EAM)”.
Quanto ao evento, o balanço é positivo. “É mais um ano em que nos reunimos para debater o estado da arte da área da Cardiologia e os seus desafios, com base num programa de elevada qualidade.”





