KRKA

Novo fármaco é «um momento histórico» no tratamento da esclerose múltipla em Portugal

Já está disponível no mercado português o fumarato de dimetilo, um fármaco oral de primeira linha para o tratamento da esclerose múltipla (EM) surto-remissão, da Biogen. No âmbito do evento de lançamento do produto, uma reunião intitulada “EM Debate”, João de Sá, chefe de serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria/CHLN e responsável pela consulta de EM, disse à Just News que este é “um momento histórico” no tratamento da doença.

“É uma viragem. Não é o primeiro fármaco oral que temos, mas é o primeiro com um perfil de segurança que permite ser usado nos doentes com EM praticamente deste o início”, explicou.



Segundo o especialista, trata-se de um fármaco inovador, que alia a eficácia a um bom perfil de segurança e de tolerabilidade e, ainda, à comodidade da via de administração oral, indicado para doentes com EM em fase inicial que tenham surtos.

“Com o fumarato de dimetilo, vamos deixar de ver a EM como uma doença sempre ligada a terapêuticas complexas, difíceis de elaborar e obter”, terminou.

Sérgio Teixeira, diretor-geral da Biogen, afirmou ser mais um passo que consolida o compromisso da companhia em proporcionar tratamentos inovadores e em trazer para o mercado medicamentos que possam ir ao encontro das necessidades individuais das pessoas com EM.

“Acreditamos que todos os doentes têm necessidades diferentes e estamos por isso empenhados em dar resposta a essas necessidades”, frisou aquele responsável.



Quanto ao evento “EM Debate”, que se realizou no passado sábado, no Pavilhão de Portugal, Sérgio Teixeira referiu que o objetivo foi dar aos profissionais de saúde presentes (neurologistas, farmacêuticos e enfermeiros) as informações mais relevantes sobre este fármaco e a sua importância para esta doença.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda